5/12/2017
 Atividades do “EngenhAção” têm início na Uesb

por  Valcelene Amorim

Durante toda esta semana está acontecendo na Uesb, campus de Itapetinga, mais uma edição do Projeto de Extensão “EgenhAção”, que possui o objetivo de envolver os  discentes do curso de Engenharia de Alimentos em ações de extensão. Ao longo das edições anteriores, o Projeto realizou, junto à comunidade itapetinguense, atividades informativas a respeito da segurança alimentar, manipulação, armazenamento adequado, prazo de validade, higiene, entre outras. Já neste ano, o Projeto foi pensado para a comunidade universitária da Uesb.

“Este ano, analisando com os alunos a demanda do curso, foi proposto por eles que fizéssemos o “EngenhAção” dentro da Universidade, porque sempre a comunidade universitária nos ajuda nas nossas pesquisas cientificas, nas questões de extensão e, muitas vezes, a maioria das pessoas aqui de dentro desconhecem o que é o curso de Engenharia de Alimentos”, explicou a professora Cristiane Patrícia de Oliveira, coordenadora do “EngenhAção”. Oliveira acredita que, por meio das atividades desenvolvidas pelo Projeto ao longo dessa semana, os servidores da Uesb vão conhecer “o que é o curso, o que é feito nele, qual a importância das pesquisas e ações que são desenvolvidas dentro do curso”.

A primeira atividade do Projeto foi o curso de defumados, realizado na última sexta-feira, 1º, no Setor de Avicultura, e ministrado pelo professor Ronaldo Vasconcelos. “Eu não sou um profissional da área de defumados, mas eu trabalho com isso há mais de 15 anos e, como aqui é um setor de produção, eu aprendi o processo de defumar para poder ensinar para outras pessoas que podem utilizar esse conhecimento como fator agregador à sua fonte de renda”, esclareceu o professor.

Vasconcelos destacou a relevância de iniciativas como essa. “Eu acho interessante a gente estar sempre promovendo essas atividades, tanto como forma de agregar conhecimento quanto como forma de vivência”. Ele também enfatizou que por meio desse curso, os participantes tem a possibilidade de “começar a mudar a forma de consumir determinados produtos, com uma maneira muito simples de incrementá-los”.

Para Jeane Campos Silva, secretária do Setor de Transportes, que já possuía interesse em produtos defumados, o curso foi muito bem-vindo. “Normalmente nós gostamos de nos alimentar desse tipo de produto. Então, quando surgiu a ideia do curso de defumados eu fiquei curiosa em relação a como é feito, porque eu nem imaginava, não tinha noção de como era feito, até para eu poder fazer em casa mesmo, para a família”, disse.  Além disso, Silva aproveitou a oportunidade para conhecer um pouco mais dos setores da Universidade e o que é oferecido pela Uesb. “Eu achei muito interessante porque vai estar enriquecendo o conhecimento da comunidade acadêmica e, às vezes, esses cursos são oferecidos para a comunidade externa e nós da Universidade não conhecemos o que temos aqui dentro, o que é oferecido aqui. Eu mesma nunca tinha vindo à Avicultura, foi interessante conhecer”, comentou.

Quem também parabenizou a iniciativa do Projeto foi Cleber Sardinha, servidor da Unidade de informática (Uinfor). “Eu achei interessante, em primeiro lugar, porque eu tenho interesse em fazer defumados em casa, inclusive, tem até dicas do professor a respeito de aparelhos de defumação. E eu também acho viável, porque o conhecimento nunca é ruim, é sempre bom a gente estar conhecendo coisas novas e também se aproximando dos setores da Universidade, além da interação entre nós que esses momentos proporcionam”, acrescentou Sardinha.

Nos próximos dias serão oferecidas oficinas de “Análise Sensorial”, “Rotulagem de Alimentos” e “Higienização de Alimentos”, com vagas ilimitadas para duas turmas. A primeira turma terá aulas de 8 às 12 horas e a segunda das 14 às 18 horas. Além disso, haverá cursos de “Produtos Defumados”, “Panificação”, “Desidratação de Alimentos” e “Fabricação de Balas e Geléias”. As atividades do EngenhAção serão concluídas com palestras sobre “Diabéticos de dieta LowCarb” e “Alimentos Saudáveis”, abertas para todos.

 



Assessoria de Comunicação