7/2/2018
 UESB na Audiência Pública do PME de Vitória da Conquista

por  Emanuela Lisboa

Representada pela Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), a Uesb esteve presente, na manhã dessa terça, 6, na Câmara de Vereadores, na Audiência Pública para a Avaliação e Monitoramento do Plano Municipal de Educação (PME) de Vitória da Conquista, referente a 2015 a 2017.

A Audiência é uma das etapas de acompanhamento e monitoramento do PME, que abrange um período total de dez anos (2015 a 2025), e teve por objetivo que todos os segmentos envolvidos com a educação municipal, e também os cidadãos, contribuíssem, apreciando e debatendo o Relatório Preliminar de Avaliação e Monitoramento do PME 2015/2017.

Para a pró-reitora de Graduação, professora Talamira Taita Rodrigues Brito, convidada a palestrar sobre o “Panorama da Avaliação e Monitoramento do Plano Municipal de Educação da cidade de Vitória da Conquista”, a participação da Uesb nesse processo demonstra o cumprimento da sua função social. “E da função que ela tem de contribuir para a Educação, até porque, nós hoje temos, nos nossos três campi, praticamente todas as licenciaturas que potencializam a formação de professores para a Educação Básica”, informou Brito.

De acordo com a secretária de educação, professora Selma Maria de Oliveira Silva, é um momento extremamente significativo para o município. “Que as sugestões aqui colocadas sejam observadas por todos os segmentos, pela nossa Secretaria, pelo Estado, com a sua responsabilidade, e pelas instituições federais também. Então, é o momento da participação popular, é o momento do envolvimento e do comprometimento de todos”, ressaltou.

Pedro Emílio Passos, presidente do Conselho Municipal de Educação e coordenador geral do Fórum Municipal de Educação, falou sobre o que seria debatido em relação ao Relatório Preliminar: “São 20 metas, que tratam da educação infantil ao nível superior, durante o período de 2015 a 2017. A gente está fazendo essa avaliação, esse monitoramento, para saber quais foram os avanços e o que a gente pode melhorar na regência desse Plano”.

A coordenadora pedagógica Dilvane Chagas fez uma síntese do que seria a reunião: “Essa Audiência tem por objetivo tornar público o PME, na sua totalidade, com as ações que já foram realizadas, as ações que estão em andamento e as ações que ainda não foram iniciadas. O objetivo é debater a educação de Vitória da Conquista”. Ainda segundo Chagas, o envolvimento das pessoas é muito importante. “Porque não se faz educação sozinho. Educação a gente faz com a comunidade, com a família, buscando parcerias. Por conta disso, estamos hoje reunindo pra tornar público tudo isso, buscar parcerias e fazer com que nossa sociedade interaja mais com a Educação”, argumentou.

Ainda neste mês de fevereiro serão realizados eventos ligados ao acompanhamento do PME e às conferências Municipal e Intermunicipal de Educação da cidade e dos territórios de identidade. As atividades acontecerão na Uesb, campus de Conquista, e na Universidade Federal da Bahia (Ufba). Para saber mais, clique aqui.



Assessoria de Comunicação