27/9/2013
 Vestibular: conheça o campus de Vitória da Conquista
por Patrício Ribeiro

Tão importante quanto escolher uma carreira profissional, é decidir em que local fazer o curso pretendido. Fatores como estrutura, atividades extensionistas, política de assistência estudantil, intercâmbio, pesquisa e pós-graduação são determinantes no percurso de uma formação sólida, que deve ser ao mesmo tempo técnica e cidadã. Nesse sentido, ao se inscrever no Vestibular Uesb 2014, o estudante que escolher um dos 20 cursos situados no campus de Vitória da Conquista não terá com o que se preocupar.

Localizado na Estrada Bem-Querer, extensão da Avenida Olívia Flores, o campus está situado numa área bastante ampla. O Teatro Glauber Rocha, com capacidade para 400 espectadores; a Biblioteca Antônio de Moura Pereira, que dispõe de mais de 80 mil livros e 15 mil periódicos; a Creche Bem-Querer; o Centro Universitário de Atenção à Saúde (Ceuas) e a Estação Meteorológica são alguns espaços que exemplificam o suporte oferecido pela Universidade à comunidade acadêmica. Somam-se, ainda, o restaurante universitário, mais de 80 laboratórios, além de espaços externos, como o Centro de Extensão, os Museus Padre Palmeira e Henriqueta Prates, os Núcleos de Prática Jurídica, Atendimento à Mulher e de Defesa da Criança e do Adolescente.

É no campus de Vitória da Conquista que funciona a sede administrativa da Uesb. Aqui, há nove opções de cursos de licenciatura, em diferentes áreas: Ciências Sociais, Filosofia, Física, Geografia, História, Letras Modernas, Letras Vernáculas, Matemática e Pedagogia. Os cursos de Administração, Agronomia, Ciência da Computação, Ciências Contábeis, Cinema e Audiovisual, Comunicação Social, Direito, Economia, Engenharia Florestal, Medicina e Psicologia são as opções disponíveis para as carreiras de bacharelado. Ao estudante que, comprovadamente, está em vulnerabilidade socioeconômica, a Uesb dispõe de residência universitária e algumas modalidades de bolsas auxílio, oferecidas através de Edital próprio, por meio do Programa de Assistência Estudantil (Prae). O Programa também oferece cursos livres, de reforço e complementação do aprendizado, como Inglês, Espanhol, Produção textual e Informática.

Na Uesb, o estudante pode ingressar num curso de graduação e chegar até o doutorado. A Universidade conta com um programa de pós-graduação que tem se tornado cada vez mais completo, com opções variadas em lato sensu e stricto sensu. São 15 opções de especialização, 14 mestrados e três doutorados próprios. O campus de Vitória da Conquista dispõe de excelentes opções para o estudante que quer trilhar a carreira acadêmica.

Fique atento ao período de inscrições para o Vestibular Uesb 2014, que vai até o dia 15 de outubro. Clique aqui e saiba mais.