30/9/2013
 “Universidade para Todos” ajuda na escolha da profissão
por Ilana Teixeira e Patrício Ribeiro

Alunos do projeto Universidade para Todos (UPT) de aproximadamente 12 municípios da região Sudoeste se reuniram no campus da Uesb, em Vitória da Conquista, no último sábado, 28. O objetivo, ter uma maior clareza na escolha da profissão, por meio das palestras e orientação vocacional promovidas pela Instituição.

“Não adianta somente a preparação, se o aluno não sabe qual é o curso desejado”, opina a professora Tyoko Nair Rojo Rebouças, coordenadora geral do UPT na Uesb. Inicialmente, a orientação vocacional e o ciclo de palestras eram oferecidos apenas aos vestibulandos dos três campi da Universidade. Aos poucos, com o apoio da Secretaria Estadual de Educação e dos municípios parceiros, que viabilizam a participação dos estudantes, a estrutura foi ampliada.

“É mais um momento de incentivo, de extrema importância para os nossos alunos, porque eles têm a oportunidade de conhecer o ambiente da Universidade e se familiarizar”, ressalta Danilo Bandeira, secretário de Educação do município de Cândido Sales. Para a estudante Dalila Aguiar Muniz, que veio do município de Jânio Quadros, o evento teve um resultado imediato. “Eu conheci uma área que pretendo fazer, que é o Jornalismo. A gente foi à TV e à rádio da Uesb, achei muito interessante conhecer”, afirma.