23/10/2013
 Aberta Vila da Ciência em Jequié
por Wellington Nery

Foi aberta no final da tarde dessa terça-feira, 22, na Praça Ruy Barbosa, em Jequié, a nona edição do projeto de extensão contínuo Vila da Ciência, desenvolvido pelo Departamento de Química e Exatas (DQE). O objetivo do projeto é a confecção criativa e inovadora de experimentos em Ciências, nos campos da química, física, matemática e biologia. O projeto passou a compor o Laboratório de Divulgação Química do Sudoeste da Bahia (Ladiq) em 2012, programa de extensão que congrega projetos de educação e divulgação científica da Universidade.

Segundo a coordenadora do evento, professora Alcione Ribeiro, esse é um projeto de extensão muito importante porque integra várias áreas das ciências. “Nós temos aqui os cursos de Farmácia, Biologia e Química. Temos escolas da região, temos o instituto tecnológico. Então é um momento de trazer a ciência para o povo na praça.” A professora ainda destaca a importância para o profissional: “Este é o verdadeiro trabalho do cientista: não só fazer suas pesquisas nos laboratórios, mas trazer os resultados deste trabalho para a população”, assevera.

Para a professora do Colégio Municipal Presidente Médici, Caroline Silva, a Vila da Ciência é uma oportunidade de intercâmbio com a Universidade. “Estar aqui é de suma importância, pois os alunos estão percebendo a relevância da ciência de forma prática e vão se interessar ainda mais pelas disciplinas da área, e estão trabalhando a oralidade, a criticidade, tornando-se cidadãos”, pontua.

A Vila da Ciência, que segue até o próximo dia 24, é o ponto chave para as avaliações das atividades elaboradas ao longo do ano nas áreas envolvidas. Neste evento, todos os trabalhos desenvolvidos pelos estudantes serão julgados pela comissão científica do evento, e os que se destacarem receberão o Prêmio Wilson Rocha, em honra ao professor idealizador do projeto.