5/5/2015
 Evento discute política a partir das teorias de filosofia moderna
por Juliana Silva

Nessa segunda, 4, foi realizada, no campus de Vitória da Conquista, mais uma atividade do projeto de extensão continuado “Pensamentos em Foco”, vinculado ao Departamento de Filosofia e Ciências Humanas (DFCH). Dessa vez, o projeto promoveu um evento abordando “Filosofia e Política”, que foi ministrado pela professora Yara Frateschi, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

A cada semestre, o projeto “Pensamentos em Foco” desenvolve um ciclo de atividades com a participação de um professor convidado de outra instituição de ensino superior. A ação busca expandir o diálogo dentro da Uesb na área de filosofia, bem como estabelecer o intercâmbio de conhecimento com outras universidades, é o que explica o coordenador do projeto, professor José Fábio Albuquerque. Para ele, o encontro por si só já é muito importante, já que a discussão proporciona um ganho teórico, conceitual e acadêmico. “Sobre outra ótica, também há um ganho institucional, porque coloca a Universidade dentro de uma gama de atividades do país, no que se refere à pesquisa e extensão, pois a Universidade não pode se restringir apenas à sala de aula”, comenta Albuquerque. Já para a convidada do evento, professora Yara Frateschi, é “muito interessante poder ocupar os espaços que são oferecidos para o intercâmbio intelectual”, por isso, são louváveis tais iniciativas.

O projeto tem como proposta apresentar uma temática filosófica distinta em cada encontro. Assim, neste evento, conduzido por Frateschi, foram realizados um minicurso e uma conferência a partir da relação entre filosofia e política. Na primeira atividade, foi trabalhada a filosofia moderna, por meio das temáticas da liberdade e cidadania, baseado em dois atores centrais e clássicos: Thomas Hobbes e Jean-Jacques Rousseau.

Segundo a própria professora, o minicurso girou em torno de “uma análise comparativa das duas teorias políticas no que diz respeito, sobretudo, à concepção de cidadania”. Já a conferência tratou de um tema mais atual. “Minha ideia aqui foi analisar a relação entre participação e representação em algumas experiências democráticas contemporâneas à luz de teorias modernas da democracia deliberativa”, explanou Frateschi.