assessoria de
  comunicação

11/5/2015
 UESB colabora com o Plano Municipal de Educação
por Patrício Ribeiro


Os 5.570 municípios brasileiros precisam elaborar o seu Plano Municipal de Educação (PME), uma determinação do Ministério da Educação, que tem como objetivos centrais diagnosticar problemas comuns e específicos, estabelecer metas para solucionar esses problemas e, sobretudo, dispor de um instrumento norteador que seja eficaz no sentido de alavancar a qualidade da Educação brasileira, a partir da base. Muitos municípios já iniciaram esse processo, entre eles, Vitória da Conquista e Jequié, que contam com o apoio da Uesb, através da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), para a elaboração PME.

A construção do PME tem cinco etapas, didaticamente estabelecidas para orientar o trabalho dos municípios: definição e distribuição de responsabilidades; elaboração do Documento-Base; promoção de um amplo debate com a sociedade; redação do Projeto de Lei PME; e acompanhamento da tramitação do projeto na Câmara Municipal. Em Vitória da Conquista já existe um calendário de reuniões, dividido por comissões representativas, que foram delimitadas na etapa referente à definição e distribuição de responsabilidades. As reuniões, que correspondem à etapa da promoção de um amplo debate com a sociedade, são abertas à participação de qualquer pessoa interessada.

Nesse sentido, como Instituição que integra e colabora diretamente para a construção do PME, a Prograd convida a todos os segmentos da comunidade acadêmica a comparecerem às reuniões já definidas pelo município de Vitória da Conquista. Nesta terça-feira, 12, e na quinta, 14, por exemplo, serão realizadas mais duas reuniões sobre a Educação Infantil no município. As demais datas, locais e horários das reuniões por Grupo de Trabalho (GT) podem ser conferidas aqui.

Ao final do processo, o Plano Municipal deve estar em consonância com os Planos Estadual e Nacional de Educação. Para possibilitar uma melhor sincronização do PME, a Prograd pretende realizar um amplo Seminário na Uesb. As datas ainda não foram definidas.

Acompanhe os avanços do PME e participe da construção de uma Educação Básica de melhor qualidade em Vitória da Conquista e Jequié. Confira as orientações gerais do MEC para a elaboração do Plano Municipal de Educação.



Assessoria de Comunicação
indique essa matéria para um amigo
Versão para impressão