28/9/2016
 Vestibular 2017: atenção para as normas
por Valcelene Amorim

O Vestibular 2017 da Uesb se aproxima e, como toda etapa importante da vida, vem acompanhado de grande expectativa e ansiedade, afinal, os vestibulandos se prepararam durante todo o ano para esse momento. Por isso, é importante observar atentamente algumas informações.

O processo seletivo 2017 oferece 1.186 vagas para os cursos de graduação, divididos nos três campi da Universidade (Itapetinga, Jequié e Vitória da Conquista), com ingresso no primeiro e segundo períodos letivos do ano. Os interessados devem ficar atentos, pois as inscrições já estão abertas, e podem ser feitas até o dia 19 de outubro no site do Vestibular.

Na página, também estão disponíveis o Edital 125/16 e o Manual do Candidato, contendo as normas e instruções relecionadas as etapas do processo seletivo. É imprescindível que o candidato faça essas leituras atentamente para esclarecer quaisquer dúvidas e, assim, evitar possíveis transtornos.

Novidades no Vestibular 2017

Esse ano, o Vestibular 2017 traz uma novidade. Pela primeira vez, as provas serão realizadas em dois dias: 4 e 5 de dezembro. De acordo com a coordenadora da Comissão Permanente de Vestibular (Copeve), Alana Muniz, essa mudança é algo que já era planejado há algum tempo. “A gente já vinha, há muito tempo, tentando fazer essa alteração, porque, aqui na Bahia, a única universidade que ainda fazia prova em três dias era a Uesb. As outras, exceto a Uesc que não tem mais vestibular, só fazem em dois dias. A gente vinha tentando, e esse ano a gente conseguiu mudar para dois dias”, explica Muniz.

Com essa modificação, a distribuição das provas também foi alterada. No primeiro dia, os candidatos vão realizar as provas de Matemática, Língua Portuguesa, Literatura Brasileira, Língua Estrangeira e a Redação, durante 4h30. No segundo dia, as provas serão divididas entre as áreas de Ciências Humanas, como Geografia, História e conhecimentos contemporâneos, e Ciências da Natureza, com Física Química e Biologia. Nesse dia, serão quatro horas de prova.

No primeiro dia do Vestibular, serão 40 questões, sendo 15 de Língua Portuguesa e Literatura, 10 de Língua Estrangeira e 15 de Matemática. Já no segundo dia de prova, serão 45 questões, 20 de Ciências Humanas e 25 de Ciências da Natureza.

Com essas e outras orientações contidas no Edital e no Manual do Candidato, o vestibulando terá a tranquilidade para fazer uma excelente prova. Para mais informações, acesse o site do Vestibular.