30/9/2016
 Vestibular 2017: cursos de licenciatura da UESB
por Patrick Moraes

Escolher o curso que mais se encaixa no perfil profissional é um dos maiores desafios enfrentados por aqueles que desejam ingressar no ensino superior. Com a proximidade do Vestibular Uesb 2017, algumas dúvidas devem ser esclarecidas para que os estudantes se sintam mais seguros do caminho que traçará.

Entre as opções disponíveis na Uesb, o pré-vestibulando irá se deparar com as licenciaturas, cursos destinados, exclusivamente, para aqueles que desejam atuar como professores no Ensino Fundamental e Médio. Além dos conhecimentos específicos da área, o estudante que ingressar em um curso de licenciatura estudará conhecimentos referentes à educação, ao ensino, às praticas pedagógicas e à escola.

Segundo a professora Leila Pio Mororó, do Departamento de Filosofia e Ciências Humanas (DFCH) da Uesb, o Brasil conta hoje com um dos maiores percentuais mundiais de falta de professores para a Educação Básica, o que aponta para um espaço com boas possibilidades de ocupação. “Quem faz ou deseja fazer um curso de licenciatura precisa ter claro que estará se preparando para ser um professor(a) e que o seu lugar principal de atuação profissional será a escola. Uma vez dentro da escola, a partir de sua condição de docente, o profissional poderá, além do ensino, assumir cargos de gestão”, explica Mororó.

Na Uesb, as opções de licenciatura são diversas. No campus de Vitória da Conquista, é possível cursar Ciências Biológicas, Ciências Sociais, Filosofia, Física, Geografia, História, Letras Modernas, Letras Vernáculas, Matemática e Pedagogia. Já no campus de Jequié, as opções, nesta modalidade, são: Ciências Biológicas, Dança, Educação Física, Letras, Matemática com enfoque em Informática, Química, Pedagogia e Teatro. Em Itapetinga, Ciências Biológicas, Física, Pedagogia e Química são as áreas disponíveis para as licenciaturas.

É importante ainda que cada estudante saiba mais sobre as especificidades de cada área para que a escolha da licenciatura seja ainda mais acertada. Depois de escolhida, basta acessar o site do Vestibular e fazer sua inscrição até o dia 19 de outubro. Em caso de dúvidas sobre o processo seletivo, entre em contato com a Comissão Permanente de Vestibular (Copeve) por meio dos telefones (77) 3424-8757, em Vitória da Conquista; (77) 3261-8604, em Itapetinga; e (73) 3528-9695, em Jequié; ou ainda pelo e-mail vestibular@uesb.edu.br.