3/10/2016
 Vestibular 2017: filmes que serão cobrados nas provas
por Patrick Moraes

Como parte do conteúdo cobrado no Vestibular Uesb, três obras cinematográficas são selecionadas, anualmente, para que o estudante possa desenvolver seu pensamento crítico por meio do Cinema. Neste ano, o projeto “Cinema: Eis a Questão” escolheu três títulos, que poderão estar presente em questões de qualquer área de conhecimento.

“Ele está de volta”
Dirigido por David Wnendt, o filme foi lançado em 2016, na Alemanha. Na trama, Adolf Hitler acorda num terreno baldio em Berlim, no ano de 2011, sem saber o que aconteceu após 1945. Desabrigado e desamparado, Hitler interpreta tudo que vê em 2011 a partir de uma perspectiva Nazi e, apesar de todo mundo reconhecê-lo, ninguém acredita que ele é o próprio Hitler, e sim um comediante, ou um ator. Como resultado, os seus vídeos violentos e furiosos tornam-se um enorme sucesso no YouTube, e Hitler alcança o estatuto de celebridade moderna como um artista, onde tira proveito da situação e usa sua popularidade para voltar ao poder.

“Doméstica”
Lançado em 2012, o longa-metragem brasileiro foi dirigido por Gabriel Mascaro. Na obra, sete adolescentes assumem a missão de registrar por uma semana a sua empregada doméstica e entregar o material bruto para o diretor realizar um filme com essas imagens. Entre o choque da intimidade, as relações de poder e a performance do cotidiano, o filme lança um olhar contemporâneo sobre o trabalho doméstico no ambiente familiar e se transforma num potente ensaio sobre afeto e trabalho.

“Uma história de amor e fúria”
Com direção de Luiz Bolognesi, o filme brasileiro foi lançado em 2013. A animação retrata o amor entre um herói imortal e Janaína, a mulher por quem é apaixonado há 600 anos. Como pano de fundo do romance, o longa ressalta quatro fases da história do Brasil: a colonização, a escravidão, o Regime Militar e o futuro, em 2096, quando haverá guerra pela água.

Agora que você conhece os títulos selecionados, é hora de assistir às obras e pensar sobre elas. Para mais informações, acesse o site do Vestibular ou entre em contato com a Comissão Permanente de Vestibular (Copeve) pelos telefones (77) 3424-8757, em Vitória da Conquista; (77) 3261-8604, em Itapetinga; e (73) 3528-9695, em Jequié; ou ainda pelo e-mail vestibular@uesb.edu.br.

As sinopses de cada obra foram disponibilizadas no Manual do Candidato.