10/10/2016
 Vestibular 2017: Engenharias, Ciências Agrárias ou Biológicas?
por Emanuela Lisboa

A escolha da carreira profissional é um desafio e nem sempre os vestibulandos acertam na primeira decisão. Sendo assim, é preciso pesquisar sobre as áreas e cursos pretendidos, as tendências e aspectos do mercado de trabalho. Nesse sentido, é preciso também se atentar à escolha entre bacharelado e licenciatura, que formam pessoas para atuações profissionais distintas. Se você pensa em optar pelas Engenharias, Ciências Agrárias ou Ciências Biológicas e deseja saber um pouco mais sobre essas áreas na Uesb, seguem algumas dicas:

As Engenharias, oferecidas em bacharelado, abrangem um amplo campo de aplicação com conhecimentos técnicos em diferentes áreas. Disciplinas da área de ciências extas, como Matemática, Física e Química, dentre outras, formam a base desses cursos. Na Uesb, são disponibilizadas as graduações em Engenharia de Alimentos e Engenharia Ambiental, ambas no campus de Itapetinga.

Também no formato de bacharelado, as Ciências Agrárias visam a produção de conhecimento científico voltado à produtividade das lavouras, meio ambiente, rebanhos, produtos agropecuários, dentre outros.  Engenharia Agronômica, Engenharia Florestal e Zootecnia são os cursos dessa área ofertados na Universidade. Os dois primeiros estão lotados em Vitória da Conquista e, o terceiro, em Itapetinga.

Já Ciências Biológicas, disponibilizadas nos três campi, oferecem a opção tanto em licenciatura quanto no bacharelado. O campo de atuação é amplo e o biólogo pode se desenvolver nas áreas de meio ambiente, biotecnologia, biodiversidade, biossegurança, genética, dentre outras. Em Vitória da Conquista e em Itapetinga, há uma licenciatura e um bacharelado e, em Jequié, são oferecidas duas licenciaturas e dois bacharelados.

Continue atento às informações do Vestibular Uesb 2017 no site do Vestibular ou nas mídias sociais da Universidade (Facebook, Twitter e Instagram). As inscrições estarão abertas até o dia 19 de outubro.