9/3/2017
 Dia da Mulher foi comemorado com poesias em Jequié
por Wellington Nery

O Dia Internacional da Mulher foi comemorado no campus de Jequié na última quarta-feira, 8 de março, com muita poesia. A Prefeitura de Campus, a coordenação de Recursos Humanos, o Serviço de Enfermagem Médico Odontológico e o Serviço de Psicologia realizaram um concurso e exposição de poesias no Pátio do Pavilhão Administrativo Professor Milton Rabello, tendo como tema a data em homenagem às mulheres.

Na ocasião foram inscritas algumas poesias e após votação dos visitantes da exposição, a poesia “A razão do teu existir”, de autoria de Vilma Oliveira, secretária do Departamento de Ciências Humanas e Letras (DCHL) foi a vencedora. “Esse evento foi muito especial porque escolheram para homenagear a mulher. Não sou muito de escrever, mas resolvi participar para falar da importância da mulher representando todas elas. Já escrevi outras poesias, mas divulgar é a primeira vez”, comemorou Vilma Oliveira.

A comunidade acadêmica aprovou a iniciativa da Uesb. Segundo a professora Alda Fátima de Souza, do Colegiado de Teatro, o evento demonstrou sensibilidade. “Falar da mulher através da poesia é sinal de que nós estamos, apesar de tempos difíceis, sensíveis àquilo que acontece ao nosso redor com as mulheres sejam elas alunas funcionarias, professoras e todas as mulheres que aqui passam”, salientou Souza.

Para Glória Ferreira, coordenadora de Recursos Humanos o objetivo do evento foi alcançado. “Como sempre nós da Uesb estamos fazendo esse momento de comemoração de mais uma data importante para todos nós, principalmente para nós mulheres. Então temos que comemorar porque a rotina de toda mulher é árdua. Não é fácil ser mulher”, afirma Ferreira.

A psicóloga Patrícia Brito que a ideia do concurso e da exposição de poesias surgiu porque neste ano, dia da mulher caiu exatamente no dia da poesia. Segundo ela, a ação foi bastante positiva porque também valorizou as servidoras da Universidade. “Estar registrando que hoje é o dia da mulher é uma forma de nós mostrarmos que valorizamos as mulheres que trabalham na Instituição”, concluiu Brito.