9/3/2017
 Show “O Canto das Mulheres” lançou projeto da 3ª Felisquié
por Wellington Nery

Na noite da última quarta-feira, 8, o Auditório Waly Salomão da Uesb, campus de Jequié, foi palco do lançamento da 3ª edição da Festa Literária Internacional do Sertão de Jequié (Felisquié), com o show “O Canto das Mulheres” dedicado à luta pela emancipação feminina. O show reuniu artistas mulheres que cantaram e declamaram poesias. “O Canto das Mulheres” contou com as participações das cantoras Iana e Thainy, Tânia Valverde, Brena Lima, Kátia e Sueli Morbeck, Érica Melo, Mãe Landa e as filhas de santo do Terreiro de Candomblé Ilê Axé Horomila e as poetas Pablime Bomfim e Gessica Santos e Mariana Lima.

A Felisquié, que será realizada entre os dias 2 e 4 de junho deste ano, conta com a curadoria do professor Domingos Ailton Ribeiro de Carvalho, do Departamento de Ciências Humans e Letras (DCHL) e tem o apoio do Fundo Estadual de Cultura através do Edital de Literatura da Funceb. O evento terá como tema “O cangaço na Literatura de Cordel: do sertão para o mundo”. “A Felisquié, desde a sua primeira edição, faz uma interface, um diálogo entre a literatura e outras linguagens artísticas. A Uesb é uma instituição que tem essa dimensão de abarcar não só o ensino, a pesquisa, mas também a extensão.”, salienta Domingos Ailton.

O grande público presente aprovou o formato do lançamento do projeto Felisquié. Para a licenciada em Letras pela Uesb Janine Lopes dos Santos, o evento foi muito importante. “Foi escolhida uma data importante para a mulher. Eu acredito que a escolha se deu com o intuito de chamar a atenção das mulheres ainda mais para a literatura, que é um meio que nós utilizamos para nos refugiar, viajar e para alcançar vários alunos e pessoas”, defende Santos.

A professora Zilda Freitas, do DCHL, também enfatizou a relevância. “A Felisquié é uma festa literária internacional do sertão de Jequié e a Uesb se unindo ajuda a reforçar esta característica de termos escritores da região. A Uesb deve somar forças à Felisquié para legitimar este espaço de divulgação da literatura enquanto festa literária”, pontua Freitas.

Ao parabenizar os idealizadores do evento o secretario Municipal de Cultura e Turismo de Jequié, Alysson Andrade, ressaltou a importância das parcerias estabelecidas pela Uesb para o fomento cultural. “Acompanho esse projeto desde a sua primeira edição, acho inclusive que o poder público deve estar mais próximo dessa proposta e todos nós, entidades, pessoas físicas e jurídicas, todos nós somos promotores, produtores de cultura. Portanto, quando nós temos uma entidade do porte da Uesb colaborando, sendo parceira de projetos como esse, nós ficamos muito felizes”, discorreu Andrade.