assessoria de
  comunicação

9/3/2017
 Show “O Canto das Mulheres” lançou projeto da 3ª Felisquié
por Wellington Nery


Na noite da última quarta-feira, 8, o Auditório Waly Salomão da Uesb, campus de Jequié, foi palco do lançamento da 3ª edição da Festa Literária Internacional do Sertão de Jequié (Felisquié), com o show “O Canto das Mulheres” dedicado à luta pela emancipação feminina. O show reuniu artistas mulheres que cantaram e declamaram poesias. “O Canto das Mulheres” contou com as participações das cantoras Iana e Thainy, Tânia Valverde, Brena Lima, Kátia e Sueli Morbeck, Érica Melo, Mãe Landa e as filhas de santo do Terreiro de Candomblé Ilê Axé Horomila e as poetas Pablime Bomfim e Gessica Santos e Mariana Lima.

A Felisquié, que será realizada entre os dias 2 e 4 de junho deste ano, conta com a curadoria do professor Domingos Ailton Ribeiro de Carvalho, do Departamento de Ciências Humans e Letras (DCHL) e tem o apoio do Fundo Estadual de Cultura através do Edital de Literatura da Funceb. O evento terá como tema “O cangaço na Literatura de Cordel: do sertão para o mundo”. “A Felisquié, desde a sua primeira edição, faz uma interface, um diálogo entre a literatura e outras linguagens artísticas. A Uesb é uma instituição que tem essa dimensão de abarcar não só o ensino, a pesquisa, mas também a extensão.”, salienta Domingos Ailton.

O grande público presente aprovou o formato do lançamento do projeto Felisquié. Para a licenciada em Letras pela Uesb Janine Lopes dos Santos, o evento foi muito importante. “Foi escolhida uma data importante para a mulher. Eu acredito que a escolha se deu com o intuito de chamar a atenção das mulheres ainda mais para a literatura, que é um meio que nós utilizamos para nos refugiar, viajar e para alcançar vários alunos e pessoas”, defende Santos.

A professora Zilda Freitas, do DCHL, também enfatizou a relevância. “A Felisquié é uma festa literária internacional do sertão de Jequié e a Uesb se unindo ajuda a reforçar esta característica de termos escritores da região. A Uesb deve somar forças à Felisquié para legitimar este espaço de divulgação da literatura enquanto festa literária”, pontua Freitas.

Ao parabenizar os idealizadores do evento o secretario Municipal de Cultura e Turismo de Jequié, Alysson Andrade, ressaltou a importância das parcerias estabelecidas pela Uesb para o fomento cultural. “Acompanho esse projeto desde a sua primeira edição, acho inclusive que o poder público deve estar mais próximo dessa proposta e todos nós, entidades, pessoas físicas e jurídicas, todos nós somos promotores, produtores de cultura. Portanto, quando nós temos uma entidade do porte da Uesb colaborando, sendo parceira de projetos como esse, nós ficamos muito felizes”, discorreu Andrade.

 

 



Assessoria de Comunicação
indique essa matéria para um amigo
Versão para impressão