13/3/2017
 2º Workshop de Administração Política discutiu sobre gestão
por Emanuela Lisboa

Foi realizado, nesse sábado, 11, o “2º Workshop de Administração Política: afinando conceitos”, promovido pelo Grupo de Pesquisa em Administração Política (GPAP). O evento, que aconteceu no auditório 1 do módulo Antônio Luís Santos (Luisão), campus de Vitória da Conquista, teve como objetivo fortalecer as bases teórica e metodológica dos componentes que fundamentam o grupo.

De acordo com a coordenação do Workshop, o encontro propõe a discussão sobre a base epistemológica da Administração Política, tendo como objeto de estudo a gestão. “A gente não considera a gestão apenas como um conjunto de ferramentas e técnicas, mas também como um fenômeno da sociedade, com a sociedade e para a sociedade”, destacou o professor Elinaldo Leal, um dos coordenadores do GPAP.

Ainda segundo o docente, como a gestão é um fenômeno social, não dá para trabalhar o tema desconectado da realidade, pois a realidade é o elemento que os posiciona na reflexão. Nesse sentido, ele afirmou sobre a relevância do Workshop: “A importância é a gente sinalizar para outras possibilidades de gestão, considerando que a gente tem uma concentração da riqueza acumulada e isso vem prejudicando em muito o bem-estar da sociedade”.

Membro do GPAP e um dos debatedores, Hilderin Tomaz falou sobre sua proposta de discussão. “Pretendemos fazer um apanhado sobre a Administração Política brasileira num contexto macro, amplo, estrutural. Fazer um diálogo com alguns fatos históricos importantes para que a gente consiga compreender, dentro de um contexto mais crítico, sobre os processos de gestão da coisa pública, sobre os processos de relação entre estado e sociedade, principalmente nos campos político e econômico”, relatou.

Egressa do curso de Pedagogia da Uesb e discente de pós-graduação na Universidade, Jusandra Santana Ramos comentou sobre suas expectativas em relação ao evento. “Sendo o Workshop voltado para a Administração Política, participo com a pretensão de aprimorar os conhecimentos e buscar aprofundar nos estudos que tratam de política, com expectativas voltadas para uma base de contribuição no curso de pós-graduação em Gestão Pública Municipal”, salientou Ramos.

Gisléia Dutra, formada em Administração, também se inscreveu para buscar se ambientar com os assuntos que vai estudar na pós-graduação, na qual foi aprovada recentemente na Universidade. “Gostaria de saber sobre o funcionamento do grupo de pesquisa e acho importante todos nós discutirmos sobre política, pois, querendo ou não, nós somos seres políticos e a política norteia nossa vida, nosso modo de viver. Precisamos saber como ela funciona para poder cobrar e propor mudanças”, argumentou.

O Workshop envolveu pesquisadores e estudantes dos cursos de Administração da Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC) e Faculdade Maurício de Nassau. Se deseja obter mais informações sobre o GPAP, entre em contato com o Colegiado de Administração pelo telefone (77) 3424-8668.