15/3/2017
 Introdução sobre uso de drones
por Queila Chaves

A Empresa Júnior do curso de Engenharia Florestal, Conflore JR, e o Laboratório de Geotecnologias promovem o curso de capacitação “Uso de drone na coleta e processamento de dados para agricultura e meio ambiente”. A atividade teve inicio nessa quarta-feira, 15, e encerra-se nesta quinta-feira, 16.

A capacitação é ministrada pelo professor Odair Lacerda Lemos, do Departamento de Engenharia Agrícola e dos Solos (Deas). Nestes dois dias, os participantes vão verificar quais são os componentes de um drone, quais as funcionalidades, como configurá-los e também como se faz um plano de voo a fim de se ter um produto de qualidade. “É um curso que a gente classifica como introdutório, pois a ciência de uso de drone e vants tem muito conteúdo. É um start para despertar a comunidade acadêmica para esta nova tecnologia que vem sendo usada na área agrícola e florestal”, declarou o ministrante.

O curso contou com a participação do estudante de Engenharia Florestal e presidente da Conflore JR, Mateus Tinoco Silva, que falou sobre a finalidade desta capacitação: “Serve para mostrar um pouco das possibilidades da área e estar capacitando os estudantes e interessados em usar essa tecnologia. A função da empresa júnior é essa: promover o desenvolvimento dos seus membros”.

Mas esse curso não foi restrito aos discentes. O fotógrafo Helbert Borges era um dos 24 alunos da turma. “Eu consegui absolver algumas técnicas, tive um conhecimento mais aprofundado. O curso teve um acompanhamento muito bom. De fato, hoje o dia foi muito produtivo e amanhã a gente vai dar sequência a outros aspectos que não conhecia”, comentou o participante.