21/3/2017
 Estudante de Agronomia realiza intercāmbio na Espanha
por Queila Chaves

Aprimorar o estudo e a pesquisa científica, além de estabelecer relação com novas culturas e novas pessoas. Esses motivos fizeram a estudante de Agronomia da Uesb, Crislaine Alves Ladeia, participar da seleção do Programa de Bolsas Ibero-Americanas para Estudantes de Graduação Santander Universidades, um convênio entre a Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem), da qual a Uesb faz parte, e o Banco Santander.

A jovem foi selecionada em meados de 2016 e em janeiro deste ano partiu rumo à Espanha. Entre quatro universidades, Crislaine escolheu a UniOvi, na cidade de Oviedo. “Sempre gostei de sair da minha zona de conforto, conhecer novos lugares, novas realidades, pessoas, costumes, e um intercâmbio para mim seriam uma ótima oportunidade para isto, além de ser uma chance incrível de obter novos conhecimentos e tecnologias aplicadas à agronomia. Pensando nisto, me inscrevi no programa almejando firmemente ser selecionada”, contou a discente.

Crislaine recebeu uma bolsa em reais no valor equivalente a € 3.000 (três mil euros). A despesa com passagens aéreas de ida e volta até a cidade espanhola foi custeada pela Uesb. “Tenho que agradecer a muitos que fizeram parte dessa mobilidade. O setor de Intercâmbio me ajudou muito. Os servidores me indicavam os passos a serem dados, me colocaram em contato com alunos que saíram de intercâmbio para que eu pudesse entender um pouco das mudanças e ainda me auxiliaram trabalhando meu psicológico para eu saber enfrentar esse câmbio”, comentou a aluna de Agronomia, que também agradeceu à coordenação do seu colegiado, que a ajudou nos trâmites.

Feliz por ter essa oportunidade, a estudante fala de suas perspectivas: “Estou vivenciando essa experiência fantástica. Abrimos a mente para conhecimentos tecnológicos inimagináveis e os mais variados campos de aplicação dos mesmos. As expectativas e ambições são inúmeras e bastantes distintas, que vão desde reformulação pessoal ao avanço profissional.”.