21/3/2017
 Professor reconhecido na área de linguística ministra palestra
por Queila Chaves

Estudantes e professores da área de Letras participaram de uma palestra na tarde desta terça-feira, 21, com o professor Kanavillil Rajagopalan, estudioso da área de linguística,respeitado nacional e internacionalmente. O evento foi promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Letras Cultura, Educação e Linguagens (PPGCel) da Uesb, no qual o palestrante é professor visitante.

Com o tema “Ensino de Línguas nos tempos de interculturalidade”, a palestra falou sobre a língua, o multilinguísmo, as línguas-mistas e o preconceito linguístico.  Segundo o professor, o contato crescente entre culturas e línguas torna cada vez mais porosa a fronteira entre elas. “O multilinguísmo não é nenhum bicho de sete cabeças, as pessoas vivem falando três, quatro idiomas. Quando a sociedade inteira funciona a base de mais de duas línguas, o que se tem é multilinguísmo societal, onde cada língua tem seu papel”, afirmou o professor citando a sua experiência no seu país de origem, a Índia.

Rajan, como conhecido no meio acadêmico, atualmente é professor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), da Universidade Federal do Tocantins (UFT) e tem livros voltados para questões que abrangem a linguística aplicada. “É uma pessoa que tem uma vasta experiência no campo da linguística, é convidado pra proferir palestras em várias partes do mundo, então é sempre um prazer ter o professor Rajan aqui conosco”, declarou o organizador do evento, professor Diógenes Campos de Lima, que coordena a Especialização em Inglês como Língua Estrangeira do Departamento de Estudos Literários e Linguísticos (Dell).

A estudante do 4º semestre de Letras, Gilmarcia Sampaio, comentou que para ela foi uma grande oportunidade ver uma palestra de Rajan, pois já conhecia alguns de seus textos. “Achei interessante as questões das línguas-mistas e os preconceitos a respeito delas. Gosto de absorver tudo pois é um acréscimo para nosso conhecimento”, disse a aluna da Uesb.