29/3/2017
 Naja promove curso de Assessoria Jurídica Popular
por Julia Bomfim

Nessa terça-feira, 28, o Núcleo de Assessoria Jurídica e Alternativa (Naja) deu início ao 1º Curso de Formação em Assessoria Jurídica Popular, que segundo a organização da atividade, tem como intuito maior democratizar o acesso à justiça. O Naja é um projeto de extensão da Uesb que assessora movimentos sociais, orientando situações de conflitos na posse de terra, em municípios como Vitória da Conquista e região da Chapada Diamantina.

O primeiro dia de curso ocorreu no auditório do Módulo 4, onde, num primeiro momento, foi discutida a história da propriedade e da posse no Brasil e no segundo, foram trabalhadas os conflitos da sociedade e do Direto. Segundo o professor Cláudio Carvalho, a atividade promovida pelo Naja “tem o objetivo de popularizar e capacitar as pessoas, não só aqueles que manuseiam o Direito cotidianamente, mas também acadêmicos de outros cursos e comunidade em geral, para que que tenham a sensibilidade e percepção de trabalhar essas questões”.

O estudante do oitavo semestre de Direito e integrante do Naja, Tássio Santana, argumenta que a importância do Núcleo está no princípio da existência da extensão da Universidade. “Acredito que por meio da assessoria jurídica popular, trazendo o acesso à cidade, o direito à moradia e à terra, temos a função de tornar mais acessível a justiça. Desta forma, partindo do pressuposto de desencastelamento do conhecimento jurídico, buscamos nos aproximar da comunidade e apresentar a ela os direitos que muitas vezes são negados”, afirma Santana.

O curso ainda continua na tarde desta quarta-feira, 29, em que, segundo a organização da atividade, estarão sendo trabalhados dois estudos de caso e posteriormente acontecerá um tribunal de júri simulado a fim de colocar em prática os conhecimentos passados.