29/3/2017
 UESB oferece minicurso na área de Agronomia na exposição
por Queila Chaves

A Uesb está mais uma vez presente na Exposição Nacional Agropecuária de Vitória da Conquista, realizada pela Cooperativa Mista Agropecuária Conquistense (Coopmac). A 51ª edição começou oficialmente na noite dessa terça-feira, 28, e na tarde desta quarta-feira, 29, aconteceu o primeiro minicurso, no stand da Universidade.

O minicurso “Boas práticas de ordenha” foi ministrado pela mestranda em Zootecnia, campus de Itapetinga, Jennifer Figueiredo. A discente falou sobre o que é um leite de qualidade. “Passamos os procedimentos básicos para fazer uma boa ordenha com higiene para se ter um leite de qualidade que é o que nos interessa. Pois se a gente sabe que todo o processo do manejo do leite foi com higiene, não teve adulteração, a gente toma esse leite com tranquilidade”, ponderou. Em outra oficina, Figueiredo tratou do tema “Planejamento da Horta: aspectos gerais do cultivo, legislação e certificação”.

Segundo a servidora da Uesb, Patrícia Carrilho, que é responsável pelo stand da Universidade, esses minicursos serão oferecidos até sábado, 1º de abril. “No stand, vamos ter várias atividades nos três turnos e as inscrições são feitas na hora”, informou. A programação está disponível aqui.

Para Carrilho é importante a Uesb está na exposição para mostrar à comunidade que ela é um celeiro de valores: “Temos muitos alunos de outros estados que aqui crescem, se tornam mestres, professores e voltam para a Universidade agregando valor”.

Para Ian dos Santos, que também fez o curso de Agronomia, campus de Vitória da Conquista, e agora faz o doutorado em Zootecnia, campus de Itapetinga, “é importante capacitar os alunos da Universidade com temas de interesse da população, no caso aqui dos produtores rurais”. O discente dará um minicurso no sábado e nesta tarde participou como ouvinte. “É sempre bom está renovando os conhecimentos. As informações que eu tinha antes já se alteraram, por isso é bom sempre estar acompanhando novos cursos”, analisou.

A estudante de Farmácia da Ufba, Damiana de Almeida, também declarou: “Estamos estudando sobre Microbiologia de Alimentos e o leite é uma matéria-prima muito utilizada, por isso achamos interessante saber sobre o processo de ordenha”.

*Fotos Danilo Nunes