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5/4/2017
 Seminário expõe campos de estudos da criança
por Queila Chaves


Estudantes, professores, pedagogos, psicólogos e demais profissionais da Educação participaram do seminário “Crianças como sujeitos na investigação: contribuições teórico-metodológico do campo científico interdisciplinar de estudos da criança”, ministrado pela professora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Rosângela Francischini, na noite dessa terça-feira, 04, no campus de Vitória da Conquista.

A professora explicou que o campo interdisciplinar do estudo da criança é uma bibliografia nova que ela teve acesso a partir de 2006. Especialista na Psicologia da Infância, ela comentou ainda sobre a relação entre os diversos campos de estudo para pensar a criança como sujeito: “Temos estabelecido este diálogo entre as reflexões que a Sociologia da Infância vem fazendo sobre esse sujeito de direitos e uma aproximação com a perspectiva histórico-cultural de Vygotski, considerando as interações que a criança estabelece neste contexto de desenvolvimento, quais as significações que ela dá para aquilo que está vivendo”.

O Grupo de Pesquisas e Estudos Infância e Educação Infantil promove os Seminários Temáticos Infância e Educação Infantil. “O Grupo discute vários temas nesta área, desde políticas públicas, formação de professores, até brincadeiras, e também desenvolvemos pesquisa nesta área. Tem vários integrantes que saíram pra fazer mestrado e doutorado com a perspectiva das nossas discussões no grupo”, disse uma das coordenadoras do grupo, professora Isabel Cristina Brandão.

O Grupo de Estudo é aberto e acontece quinzenalmente às terças-feiras. Para mais informações, os interessados podem entrar em contato com o Departamento de Filosofia e Ciências Humanas (DFCH) pelo telefone (77) 3424-8652.



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