20/4/2017
 Curso Leitura e Transcrição de Manuscritos inicia suas atividades
por Caleb Pereira

Foi dado início o curso Leitura e Transcrição de Manuscritos – séculos XVII e XVIII. Vinculado ao Laboratório de Estudos e Documentação Inquisitorial (Ledi) e desenvolvido pelos projetos de extensão Antigo Regime em Debate e Leituras da História do Brasil Colônia, o primeiro dia do evento contou com a palestra da professora Grayce Mayre Bonfim.

Para a professora, o principal objetivo do curso é demonstrar de que forma o aluno deve tratar com os manuscritos. “A ideia do projeto é dar uma pequena noção de como é que o aluno deve lidar com os manuscritos, principalmente, relacionado ao período colonial, onde hoje nós temos pesquisas cada vez mais avançadas, especialmente, por conta de arquivos online estarem disponibilizando documentos digitalizados”, afirmou Bonfim.

Na primeira palestra, foram trabalhadas noções de Paleografia e o seu desenvolvimento em nível de Europa, especificamente de Portugal e no Brasil a partir do século 19 e a relação da paleografia com a história, leitura de alguns manuscritos antigos do século 17 e 18. “A Paleografia é uma ciência de grande importância para o historiador e para o seu trabalho”, reforçou a palestrante.

A estudante Mirtes Alves Miranda, do oitavo semestre do curso de História, realiza pesquisas com documentação antiga e destaca a importância de participar do curso para sua formação. “Eu já pesquiso a história da Inquisição do século 16 e 18 de Portugal. Como a gente trabalha com documentação antiga, que era muito diferente da forma de escrever de hoje, é necessário ter um conhecimento específico para entender e trabalhar com essa documentação, visto que é dentro dessa área que eu quero prosseguir”, destacou.

A programação continuará pelos meses de maio, junho e julho com palestras e mesa-redonda. Participarão professores colaboradores do Departamento de História e alguns ex-alunos do curso que estão desenvolvendo pesquisas ligadas ao mestrado e doutorado. O cronograma completo, com todas as temáticas e os convidados, pode ser conferido aqui.