assessoria de
  comunicação

25/4/2017
 UESB implanta Núcleo de Práticas Psicológicas
por Emanuela Lisboa


Com o objetivo de promover as diretrizes que norteiam e disciplinam os estágios e serviços que serão prestados às comunidades interna e externa pelo curso de Psicologia da Uesb, foi implantado pela Universidade, em julho do ano passado, o Núcleo de Práticas Psicológicas (Nuppsi).

Coordenado pela professora Anamara Dutra Souza, o Núcleo é encarregado de supervisionar as atividades de estágios curriculares obrigatórios e os serviços oriundos de projetos de extensão executados em suas instalações, organizando as ações voltadas à formação do estudante de Psicologia e à prestação dos serviços à população. O local também dispõe de um espaço dedicado ao atendimento de crianças (foto 2).

Segundo a coordenadora do curso, professora Virgínia Moraes, o Nuppsi tem ainda outra finalidade: “atender uma das principais diretrizes de uma instituição pública de ensino que é a indissociabilidade entre o ensino, a pesquisa e a extensão, além de atender às diretrizes estabelecidas pelo MEC [Ministério da Educação] que prevê a instalação de um serviço de psicologia como condição sine qua non para o funcionamento do curso”, informou.

Ainda de acordo com Moraes, pretende-se também, por meio do Núcleo, unir a graduação à tendência atualmente compreendida nos cursos de Psicologia em funcionamento no país. “De ir além do modelo da Psicologia Clínica tradicional, propondo atividades e intervenções psicológicas mais amplas, apoiadas em novas formas de manejo psicológico com o fim de atender às demandas sociais hodiernas”, reforçou.

“A comunidade pode, agora, contar com serviços psicológicos gratuitos, prestados por uma equipe de alunos que atuam sob supervisão do corpo docente do curso de Psicologia. Esperamos poder impactar positivamente na promoção da saúde mental e do bem-estar das pessoas que antes não tinham acesso a esse tipo de assistência”, explicou a professora Odilza Lines, que coordenou o Nuppsi no início da implantação.

Lines também destacou como as ações desenvolvidas no setor poderão influenciar na formação pessoal e profissional dos discentes. “A existência do Nuppsi é condição necessária para a formação do aluno. Exercendo atividades sob supervisão e, dentro de normas éticas, o Núcleo certamente será uma referência importante para a atuação futura do profissional egresso do curso”.

O atendimento acontece de segunda a sexta, de 8 às 12 horas e das 14 às 18 horas. Para obter mais informações, entre em contato com o Nuppsi, que está localizado na Travessa Treze de Maio, 369, Centro, por meio do telefone (77) 3424-1045 ou pelo e-mail nuppsi@uesb.edu.br.

Fotos: Nuppsi



Assessoria de Comunicação
indique essa matéria para um amigo
Versão para impressão