25/4/2017
 Colˇquio do GPLed debate projeto "Escola sem Partido"
por Queila Chaves

Na tarde dessa terça-feira, 25, pesquisadores, professores e estudantes das áreas de Educação e Linguagem lotaram o auditório 1 do módulo Antônio Luis Santos (Luisão), campus de Vitória da Conquista, para participarem do “Colóquio GPLed 2017”, com o tema “Discursos de regramentos para o professor: Gêneros em discussão sobre as tensões a partir do/no projeto ‘Escola Sem Partido’”.

A professora Nádia Biavati, da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), que já deu aulas na Uesb entre 2012 e 2014, ministrou sobre o assunto. “Esse projeto da Escola Sem Partido merece discussão na medida em que nós não temos uma linguagem neutra e ela se reflete na escola; qualquer posição que você escolher, está assumindo o conjunto de valores que refletem na sala de aula”, declarou a professora. Além de Biavati, o professor Emerson Cotrim Assunção, da Universidade Estadual da Bahia (Uneb), participou do evento.

O Colóquio foi promovido pelo Grupo de Pesquisa Linguagem e Educação (GPLed), que integra o Diretório de Pesquisas do CNPq, e pelo Programa de Pós-Graduação em Letras: Cultura, Educação e Linguagens (PPGCel).

O Grupo de Pesquisa desenvolve ao longo do ano uma série de atividades de formação e de divulgação dos resultados do estudo. “O Grupo tem realizado vários momentos de interlocução com a comunidade cientifica e com este evento estamos propondo a troca de experiência e o intercâmbio de conhecimento“, disse a coordenadora do GPLed, Ester Maria Figueiredo.