25/4/2017
 Curso de Cinema realiza 1º Seminário sobre Direção de Fotografia
por Caleb Lima

O Projeto de Pesquisa “Caminhos Fotográficos: genealogia e experimentação nos limites entre cinematografia e pintura” está realizando o primeiro Seminário de Pesquisa em Direção de Fotografia. Com o tema “A cinematografia e a pintura”, a atividade, desenvolvida em parceria com o Programa Janela Indiscreta Cine-Video, contou com a apresentação de trabalhos de alunos do curso de Cinema e Audiovisual, sob a orientação do professor Rogério Luiz Oliveira.

Com o objetivo de criar um espaço qualificado que propicie aos alunos de graduação a experiência da Iniciação Científica, o coordenador ressalta a importância do seminário. “Para os alunos que chegam na graduação de Cinema, há aqueles que optam pelo caminho da realização audiovisual e àqueles que se interessam em dar continuidade à carreira acadêmica. O seminário acaba sendo esse espaço para concentrar e reunir esses anseios de alunos que têm interesse em dar continuidade à carreira acadêmica e que terão nesse Seminário uma oportunidade de ter um primeiro contato com uma prática científica”, afirmou Oliveira.

A programação conta com apresentações de trabalhos realizados pelos alunos que já são integrantes do projeto de pesquisa há mais de um semestre. Fazem parte do Seminário debates e discussões, o que proporciona o encontro de reflexões sobre a forma como o cinema, por meio da direção de fotografia, dialoga com as artes plásticas.

Com o trabalho “Alterações no suporte inspirador: mudanças de perspectivas para a direção de fotografia no uso de luz dura ou difusa”, o estudante do primeiro semestre de Cinema, Rogério Leandro, visa trazer elementos virtuais para novas perspectivas do diretor de fotografia. ”Eu faço uma análise de suporte, ou seja, pega-se àquela pintura que vai servir de inspiração, e a partir de elementos virtuais, levando essa pintura para um programa virtual, transforma-se a base de iluminação dela, tendo assim um leque de possibilidades por simulação”, reforçou o estudante.

O seminário também conta com a participação do público externo. Bárbara Jardim, fotógrafa profissional há oito anos, destacou a importância de eventos desse tipo. “Quando eu fui para a fotografia, eu levei as referências do cinema. Então quando eu vi que aconteceria esse seminário aqui na Uesb, eu achei que isso poderia acrescentar muito ao meu trabalho, porque eu já tenho esse olhar voltado pro cinema como fonte de inspiração”, afirmou.

O evento segue até esta quarta-feira, 26, na sala de projeção Jorge Melquisedeque, campus de Vitória da Conquista. A atividade terá início às 14 horas.