assessoria de
  comunicação

3/5/2017
 Juba: trÍs modalidades trazem medalhas para a Uesb
por Queila Chaves


A atleta e discente da Uesb, Mallu Barretto, alcançou o 1º lugar no Judô, categoria até 63 kg, nos Jogos Universitários da Bahia - Juba 2017, realizados entre os dias 28 de abril e 1º de maio nas cidades de Lauro de Freitas, Salvador e Simões Filho.

A estudante (à esquerda) tem 25 anos e cursa o oitavo semestre do curso de Educação Física. Desde os sete anos, ela pratica judô. “Sempre gostei de esporte e isso me influenciou bastante na escolha do curso”, alega a campeã que já está costumada com a competição: “Participei de três Juba’s e classifiquei em dois”.

É que os jogos estaduais servem, também, para selecionar atletas e equipes universitárias do Estado da Bahia a participarem dos Jogos Universitários Brasileiros – Jub’s 2017, evento realizado pela Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU), que este ano ocorre em Goiânia.

Em 2013, Barretto foi classificada em outra categoria e não participou da etapa nacional. Desta vez, ela espera poder representar a Uesb. “Com fé em Deus pretendo ir. Estou bastante animada. Alguns companheiros do projeto social Judô Ação estarão na competição e eles me motivam muito a correr atrás, pois acreditam em mim”, fala a atleta.

Além dela, as equipes de vôlei masculino e feminino alcançaram o terceiro lugar. No xadrez, os 2º e 3º lugares ficaram, respectivamente, para os discentes João Vitor Dourado, que também cursa Educação Física, e André Evangelista do curso de Química. Todos esses atletas são do campus de Jequié. “Aqui temos quadra, sala de luta e é realizado o projeto Uesb em Movimento que incentiva a prática esportiva entre os universitários”, explica a judoca.

Juba - organizado pela Federação Universitária Baiana de Esportes (FUBE), o evento conta com 16 modalidades esportivas: Futsal, Handebol, Vôlei, Basquete, Judô, Atletismo, Badminton, Vôlei de Praia, Tênis de Mesa, Tênis de Mesa Paralimpica, Tênis de Quadra, Xadrez, Natação, Natação Paralimpica, e basquete 3x3, todas realizadas nos gêneros feminino e masculino, e o Acadêmico, a mais nova disputa que escolha o melhor artigo acadêmico com tema relacionado à Educação Física.          

Além da competição, os Jogos promovem entretenimento e a mobilização da juventude universitária baiana e do público presente em torno do esporte.



Assessoria de Comunicação
indique essa matéria para um amigo
Versão para impressão