4/5/2017
 Ceuas promove ações voltadas para saúde do trabalhador
por Afonso Ribas

Com o objetivo de incentivar e promover a qualidade de vida do trabalhador, o Centro Universitário de Atenção à Saúde (Ceuas), campus de Vitória da Conquista, realizou, durante esta quinta-feira, 4, uma série de ações em saúde, além de atividades culturais, em comemoração à Semana do Trabalhador. Diversos serviços assistenciais foram disponibilizados à comunidade, entre eles o encaminhamento para vacinação, a atualização do cartão de vacina e a verificação de glicemia e pressão arterial, oferecidos durante todo o dia.

O evento, que compõe o calendário de ações do Ceuas, mobilizou cerca de 15 profissionais, além de estudantes da Faculdade de Tecnologias e Ciências (FTC) e do curso de Psicologia da Faculdade Maurício de Nassau. A programação contou ainda com a parceria da Coordenação de Cultura da Uesb, da Secretaria Municipal de Saúde e do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest). “O Ceuas já tem esse histórico de estar promovendo ações de saúde e, em virtude da Semana do Trabalhador, nós resolvemos fazer essa atividade voltada para as nossas práticas rotineiras. Dessa forma, a gente procurou trazer também alguns parceiros a fim de disponibilizar serviços que o trabalhador realmente precisa. O nosso olhar hoje foi para a saúde do trabalhador”, explicou a coordenadora do Ceuas, Paty Luz.

Durante o turno da manhã, além dos atendimentos que estavam sendo oferecidos integralmente, foi realizado um show musical pelo Grupo de Cantoterapia da Uesb, que é coordenado pela professora Virgínia Coronago. Já no período da tarde, os alunos do curso de Psicologia da Faculdade Maurício de Nassau promoveram um plantão psicológico que envolveu atividades lúdicas e terapêuticas.

Foram oferecidas ainda orientações sobre doenças decorrentes de atividades laborais, promovidas pelo Cerest, e sobre medidas ergonômicas. Além disso, houve campanha de vacinação contra Influenza voltada especificamente para professores. O estudante do Mestrado em Linguística da Uesb, Francisco de Assis Benevides, que também é professor, usufruiu das ações promovidas pelo Ceuas e elogiou o evento. “Achei ótima a iniciativa do Ceuas e da Universidade de propiciar essa ocasião porque isso mostra que ela está a serviço da comunidade”, disse.