9/5/2017
 Aula Aberta de Dança de Blocos Afro e Arte e Cultura Indígena
por Wellington Nery

Na última sexta-feira, 5, no Pátio do Pavilhão Administrativo Professor Milton de Almeida Rabelo, na Uesb, campus de Jequié, foi realizada uma Aula Aberta de Dança de Blocos Afro e Arte e Cultura Indígena proferida pela professora Vânia Oliveira do Colegiado do curso de Licenciatura em Dança e pela indígena e egressa do curso de Teatro Eliana Pataxó, para  as turmas das disciplinas de Estudos Étnicos-Raciais e Dança Afro.

Para a acadêmica do 6° semestre do curso de Dança, Aliare Sampaio, esse momento é importante para sua formação. “É bom trazer esses assuntos aqui para Universidade porque são culturas marginalizadas e criam-se vários mitos sobre essas culturas. Sendo assim, trazer isso abertamente ao público ajuda alcançar mais pessoas, desmistificando vários pontos”, acredita Sampaio.

O acadêmico do 4° Semestre do curso de Ciências Biológicas Vinícius Mascarenhas dos Passos, concorda com a assertiva anterior.  “É muito importante porque podemos reconhecer a desconstrução do que foi ensinado sobre a cultura indígena e afro-brasileira, além de estar próximo e entender um pouco mais dos seus valores, rituais e do pertencimento da cultura”, defende Passos.

Segundo a professora Vânia Silva Oliveira, esse momento extraclasse é significativo e singular. “Na verdade, o que estamos fazendo é “tirar dos muros” das salas de aula e trazer para o espaço da Universidade as temáticas que envolvem as culturas indígenas e as culturas africanas como uma proposta de provocar uma mudança nesse espaço, uma mudança de pensamento, de conceitos que giram em torno dessas temáticas”, explicita. Ainda conforme Oliveira: “tais ações são direcionada para que não só esse nosso lugar de conhecimento da cultura fique no discurso, mas que ele seja discurso e prática como são justamente realizados nas comunidades”, conclui a professora.