10/5/2017
 Semana de Agronomia discute desafios atuais da agricultura
por Queila Chaves

Começou na manhã desta quarta-feira, 10, a 8ª Semana de Agronomia da Uesb (Seagrus). Reunindo alunos, professores, agrônomos e produtores rurais, o evento celebra os 35 anos de implantação do curso. A abertura foi realizada no Teatro Glauber Rocha, campus de Vitória da Conquista.

“Os desafios para a agricultura no século XXI”, tema dessa edição, foi debatido na palestra de abertura pelo professor da Universidade Federal do Paraná, Valdo José Cavallet. Na maior parte do tempo, o educador refletiu sobre o ser humano e a integração da formação pessoal com a profissional. “É uma semana de formação, por isso procuro dialogar com todas as idade, visões de mundo, professores, estudantes do que é a educação hoje no século 21, o que podemos esperar de uma formação universitária, do que essa formação pode possibilitar de compromisso social das pessoas que aqui formam”, comentou.

Segundo a coordenadora da 8ª Semana, professora Bárbara Fontes Soares, o evento reúne profissionais que vão tratar do tema central e também busca promover uma aproximação entre as gerações de alunos de Agronomia. “A Semana de Agronomia, em particular essa oitava edição, pra gente tem um caráter muito especial, pois são 35 anos de Agronomia aqui na Uesb. Nesse período, houve um fortalecimento em pesquisa, ensino, extensão e possibilitou a nossa universidade formar muitos profissionais que agora estão à frente do desenvolvimento agrícola em diversas área do país”, declarou a egressa que também participou da organização da primeira edição do evento, em 1992, como representante discente.

Para Manuel Nelson de Castro, da Empresa Júnior de Agronomia (Agrus Jr), é uma satisfação realizar essa semana em parceria com o Colegiado de Agronomia e o Centro Acadêmico de Agronomia. “Além de agregar mais conhecimento pra nós estudantes, também é uma grande ajuda para os produtores da região e uma convivência que temos com esses produtores e alunos de outras instituições”, disse o graduando.

“É um momento bem oportuno de poder conhecer as diversas áreas da Agronomia e tirar alguma dúvida de qual caminho seguir”, opinou a aluna do 9º semestre de Agronomia, Letícia Silva.

Cerca de 150 produtores e 300 estudantes participam do evento que vai até sexta-feira, 12, com palestras, no período matutino, e minicursos e apresentação de trabalho, nesta quarta e quinta à tarde.