11/5/2017
 Atividades propiciam momento de lazer para mes na UESB
por Afonso Ribas

Na tarde desta quinta-feira, 9, as mães foram homenageadas na Uesb através de atividades promovidas por meio da Assessoria de Gestão de Pessoas (AGP). O evento aconteceu no auditório do Módulo 4, campus de Vitória da Conquista, às 14 horas, e contou com a participação de diversas mães que trabalham na Universidade, além de representantes de alguns setores da Instituição. “É um momento de pararmos para homenagear essas mães que tanto se dedicam aqui na Universidade e que são tão importantes em nosso meio, especificamente, porque essas mães são mulheres guerreiras e trabalhadoras”, comentou a assessora de gestão de pessoas, Ana Márcia Silva Ribeiro.

Na abertura do evento, as participantes puderam assistir a uma apresentação do grupo de dança “Bomani”, que veio diretamente da cidade de Potiraguá para homenageá-las. O grupo se apresentou sob a coordenação do professor Fábio X, que também propiciou um momento de descontração para as mães com uma aula prática de Zumba. As mamães dançaram o ritmo ao som de pelo menos cinco diferentes músicas.

Uma palestra com o tema “Parto Humanizado: o que são e o que a Uesb está fazendo quanto a isso” também fez parte da programação de atividades, gerando um momento de reflexão e aprendizado acerca do assunto, que foi discutido pela professora Monalisa Barros, do Departamento de Ciências Naturais (DCN). Barros falou da importância de se fomentar o tema para as mães que estavam presentes no evento. “As pesquisas demonstram que 75% das mulheres desejam um parto normal no início da sua gestação. Então, esse projeto de parto humanizado apoia essa mulher, permite que ela encontre outras mulheres com o mesmo desejo, e possibilita que elas aprofundem o conhecimento que há disponível sobre a assistência ao parto e também entendam um pouco mais da fisiologia do seu corpo e sinta o surgimento de um empoderamento pessoal no sentido de lutar por um desfecho do qual ela sempre desejou”.

Mara Almeida, que está na sua primeira gestação, se interessou pelo evento assim que recebeu o convite da AGP para participar, e ainda reforçou o convite para as demais colegas de trabalho que também são mães. “É importante perceber que a Universidade está apoiando as funcionárias nessa época, é um momento de lazer proporcionado pelo ambiente onde a gente trabalha”, disse.

A atividade foi encerrada com um sorteio de brinde para as mães que estavam presentes e ainda com um chá da tarde.