12/5/2017
 Alunos de Psicologia apresentam demandas das escolas
por Queila Chaves

Começou nesta sexta-feira, 12, o 1º Círculo de Psicologia Escolar e Educacional, promovido pelo curso de Psicologia da Uesb. Alunos do 5º semestre, que cursam a disciplina “Psicologia e Educação”, apresentaram levantamentos realizados em cinco escolas da Rede Pública de Ensino de Vitória da Conquista.

Segundo a professora Virgínia Moraes da Silva, que ministra a disciplina, o evento tem como objetivo compartilhar com a comunidade os resultados encontrados nas pesquisas, partilhar as intervenções feitas em algumas dessas escolas e também ouvir relatos de experiência de profissionais da região. “É uma forma de fundamentar o nosso curso, de movimentar os nossos discentes para compreender a psicologia educacional e escolar como um campo de atuação e já no fazer durante uma disciplina de caráter teórico-prático”, disse a docente.

Os alunos apresentaram as demandas para atuação da Psicologia Escolar nas escolas municipais Bem Querer, Ita David de Castro, Baixa da Fartura, na Creche Bem Querer e no Centro Territorial de Educação Profissional (Cetep). Logo após a psicóloga Larissa Meira Santana relatou a experiência de implantação de um setor de Psicologia na Secretaria de Educação de Cândido Sales, em 2010.

“Assim que conclui minha graduação, fui desafiada a implementar esse setor e fiquei à frente dele por quatro anos e meio, estruturando, realizando ações nas escolas e atendimento individual em turno oposto. Por conta do mestrado, me afastei por dois anos e o trabalho teve outro formado, no qual foi agregado mais psicólogos educacionais. Aos poucos o trabalho foi tomando forma e hoje conseguimos atender os alunos das 22 escolas do município, tanto na sede como na Zona Rural”, expôs a psicóloga.

Para Santana, a Psicologia Educacional é desafiadora: “O profissional precisa perceber que o aluno tem seu contexto, sua historicidade, e que devemos estar atentos a todas essas demandas; além disso, precisamos trabalhar em rede para conseguir um retorno. Vários projetos foram construídos em Cândido Sales num trabalho envolvendo outros setores públicos e conseguimos fazer uma ação mais efetiva”.

O discente Vinícius Lopes realizou a intervenção na Escola Municipal Bem Querer com alunos que estão passando do Fundamental 1 para o Fundamental 2. Ele fará o relato dessa prática na próxima sexta-feira, 19, na Sala do Júri, localizada no Módulo 2 de Aulas, campus de Vitória da Conquista. Esse segundo momento acontece das 8 às 11 horas e traz como tema central “Focos de Atuação em Psicologia Educacional”.

“Convidamos essas escolas para estarem presentes neste dois dias a fim de darmos uma devolutiva não só a elas, mas à sociedade, porque é a Uesb trabalhando, é o curso de Psicologia trabalhando. A gente recebe a experiência e precisa devolver”, afirmou Lopes. A primeira parte do Círculo aconteceu no Auditório da Biofábrica, campus de Vitória da Conquista.