12/5/2017
 1º Seminário Jornalismo, Cidade e Patrimônio Cultural
por Afonso Ribas

Na próxima quarta-feira, 17, a partir das 8 horas, o Projeto de Pesquisa e Extensão Jornalismo, Cidade e Patrimônio Cultural, com o apoio do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural do Estado da Bahia (Ipac), promove o 1º Seminário Jornalismo, Cidade e Patrimônio Cultural. O evento acontecerá no Memorial Governador Régis Pacheco, na Praça Tancredo Neves, Centro de Vitória da Conquista, e visa dividir informações e experiências sobre o patrimônio cultural existente nas cidades, além de provocar debate e reflexão acerca do assunto.

Entre os temas que serão discutidos no Seminário estão a preservação do Centro de Vitória da Conquista e o reconhecimento e a valorização do patrimônio local, que serão abordados enquanto objetos do olhar do jornalista. Na ocasião, também será apresentado o vídeo “Casas e Memórias: Pequeno Inventário de Edificações e Narrativas”, em que 21 casas de estilos diversos são mostradas, assim como a narrativa de antigos moradores de algumas dessas casas, que lembram suas vivências, compondo assim uma memória sobre a própria cidade. A atividade é dirigida e aberta a toda a comunidade.

O Projeto Jornalismo Cidade e Patrimônio Cultural é coordenado pela professora Mary Weinstein, vinculada ao Departamento de Filosofia e Ciências Humanas (DFCH), campus de Vitória da Conquista. O Seminário e a apresentação do vídeo é uma nova etapa do Projeto, que é desenvolvido há quatro anos, em que estudantes vêm sendo preparados para exercerem o jornalismo com olhar crítico voltado para a cidade, para as suas transformações e necessidades de preservação do patrimônio cultural.

Mais informações sobre o evento podem ser obtidas pelo telefone (71) 99166-8777 ou pelo e-mail maryweinstein@gmail.com.