15/5/2017
 Seminários discutem a política curricular nacional
por Caleb Lima

Tiveram início, na manhã desta segunda, 15, no auditório do Teatro Glauber Rocha, campus de Vitória da Conquista, os Seminários sobre Base Curricular e Fundamentos da Educação. Promovido pela área de Fundamentos Sociopolítico e Epistemológicos da Educação, vinculada ao Departamento de Filosofia e Ciências Humanas (DFCH), o evento teve como objetivo discutir a formação do professor, articulada à implementação da Base Curricular Comum Nacional em momentos de mudanças na Educação.

O professor e coordenador da área, Cláudio Felix, explica a temática dos assuntos abordados. “No primeiro seminário, faremos uma discussão mais no campo da política educacional, com professores voltados mais para essa política, responsáveis por mediar o debate. Já no segundo seminário, falaremos de que forma a política educacional e as reformas educacionais dão espaço para os fundamentos da educação, como filosofia, sociologia e pesquisa educacional. Partilhar um pouco das experiências e do conhecimento acerca do que está acontecendo agora e pensar como a universidade, os professores, os estudantes, os educadores da rede básica, podem se movimentar, compreendendo esse momento, demonstra a relevância dos seminários”, destaca.

O evento conta com a participação de alunos do curso de Pedagogia, professores da educação básica e do ensino superior, como a professora Romilda Viana Gomes, que destacou a importância dos seminários. “O que eu percebo é que a maioria dos professores ainda não estão compreendendo o que é de fato essa Base Nacional Comum, visto que não houve espaço para debates. Então, compreender o que está acontecendo é fundamental”, reforça Gomes.

Os seminários seguem até esta terça-feira, 16, no período matutino, de 8 às 11 horas; no vespertino, das 14 às 17 horas; e à noite, de 19 às 22 horas. Não é necessário fazer inscrição.