16/5/2017
 Alunos de Comunicação Social debatem a prática jornalística
por Queila Chaves

Alunos da disciplina “Teorias do Jornalismo” do curso de Comunicação Social, habilitação em Jornalismo, campus de Vitória da Conquista, promovem a Semana Jornalismo Importa: Instigar, Discutir, Provocar. A abertura do evento ocorreu na manhã desta terça-feira, 16, no Salão do Júri, Módulo 2.

Essa primeira semana foi organizada pelos alunos do 2º semestre de Jornalismo, sob a coordenação da professora da disciplina, Carmen Carvalho. “Discutimos as teorias e vamos fazer a conexão com a prática, por isso trouxemos esses profissionais, e também vamos fazer outras provocações a respeito das contradições do jornalismo, a exemplo da manipulação da mídia”, comentou a docente.

A aluna Jade Dias explicou o porquê do nome do evento: “nós escolhemos Jornalismo Importa dado a situação atual brasileira. O jornalismo como conhecimento humano e social, que interfere em nossas práticas diárias, tem uma importância grande e você discutir e instigar a prática jornalística nesse momento é muito importante porque a gente vê muita manipulação midiática”.

Na mesa redonda “Mercado Regional”, jornalistas, formados na Uesb, relataram como foi a sua inserção no mercado de trabalho e como é o fazer jornalístico em meio aos interesses mercadológicos e políticos. Entre eles, o jornalista e chargista, Gil Brito, que atua como jornalista na Prefeitura de Vitória da Conquista e sempre gostou de desenhar. Ele já teve várias de suas charges publicadas na Revista Caros Amigos, fazendo por duas vezes a capa do periódico.

“A charge é muito válida porque é muito mais contundente do que um texto e eu também consigo sintetizar uma situação e atingir um público bem maior do que com um texto. Infelizmente, as pessoas não têm o hábito de parar para ler texto longos e muito menos nas redes sociais”, declarou Brito. Para o egresso foi bom retornar ao curso depois de nove anos: “É bom ter contato com os alunos e tentar passar um pouco da indignação que move os chargistas”.

A abertura da Semana ainda contou com a palestra, por meio de videoconferência, ministrada por Ciara Carvalho, do Jornal do Commercio (Pernambuco). Na quinta, 18, a partir das 7h30, na Sala 01 do Módulo 2, o professor Cláudio Carvalho, do Departamento de Filosofia e Ciências Humanas (DFCH), irá explicar "O que são direitos humanos?". Às 11 horas, por meio de videoconferência, a professora Sylvia Moretzsohn, pesquisadora do Observatório da Ética Jornalística (ObjETHOS), vai discutir o tema "Manipulação Midiática".