18/5/2017
  UESB investe em bicicletas para melhorar a mobilidade estudantil
por Valcelene Amorim

Em Itapetinga, o campus da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), fica localizado às margens da Rodovia BR 415. Muitos alunos dependem de transporte coletivo para chegarem à Universidade, há também quem prefira ir a pé ou carona.

Para facilitar o deslocamento dos estudantes entre suas residências até à Universidade, a Coordenação de Assuntos e Assistência Estudantil, adquiriu, por meio dos recursos disponibilizados pelo Plano Nacional de Assistência Estudantil (PNAES), 45 bicicletas. “A questão da bicicleta é uma demanda já antiga dos alunos. Eles pediam para que a gente fizesse alguma coisa para resolver essa questão da mobilidade. Então, com o recurso de 2014, nós conseguimos adquirir 45 bicicletas para que sejam cedidas aos alunos habilitados à Assistência Estudantil de Itapetinga”, explicou Juscilene Silva Oliveira, subgerente de Assistência e Assuntos Estudantis.

Oliveira ressaltou que para ter direito à concessão das bicicletas, é necessário que o aluno esteja devidamente matriculado em um curso de graduação e habilitado ao Programa de Assistência Estudantil (Prae). “Essas bicicletas serão cedidas aos alunos habilitados através do Edital 066/2017. Nesse edital, o aluno habilitado vai encaminhar para a gente uma carta de manifestação de interesse. Aí tanto o serviço social quanto o serviço pedagógico do setor farão a seleção dos 45 alunos que irão receber as bicicletas”, salientou.

Para Silas Oliveira Santos, aluno do curso de Pedagogia, a iniciativa é realmente importante e necessária. “É importante porque ainda há alunos que vem à Universidade pedindo carona, que é até meio perigoso, outros vem a pé, então eles usarão a bicicleta para chegarem à Uesb a tempo do inicio das aulas”, pontuou.

É relevante destacar que nesse momento apenas os alunos matriculados a partir do segundo semestre poderão manifestar interesse em receber o equipamento. Oliveira também enfatizou que as bicicletas serão cedidas por meio de concessão. “As bicicletas pertencem à Universidade, todas elas são tombadas pela Uesb. Os alunos terão a concessão dessas bicicletas durante seu período de graduação e toda a manutenção da bicicleta será de responsabilidade deles. Quando os estudantes forem realizar a colação de grau, eles terão que devolver as bicicletas para a gente em bom estado de conservação para que outros alunos possam utilizar”.