assessoria de
  comunicação

20/5/2017
 Workshop alia teoria e técnica em painéis sobre Gestão Pública
por Patrick Moraes


Na última sexta-feira, 19, o curso de Especialização em Gestão Pública Municipal deu início ao Workshop de Administração do Desenvolvimento. A iniciativa faz parte das atividades da disciplina que dá nome ao evento e buscou criar um espaço capaz de dialogar teoria e técnica, a partir de questões que estão próximas da realidade regional.

Coordenado pelo professor Elinaldo Leal, que também esteve nas mesas debatedoras de cada painel, o Workshop contou com sete temáticas, que foram discutidas ao longo de dois encontros. “A ideia surge da necessidade de a gente abrir um fórum de debates sobre políticas de desenvolvimento. O conteúdo da disciplina contempla essa discussão e, dentro da metodologia que a gente utilizou na disciplina junto aos alunos, é possível pensar as políticas de desenvolvimento numa perspectiva teórica, mas também numa perspectiva técnica, voltada para o desenvolvimento dos municípios do entorno da região Sudoeste”, explicou Leal.

Parte da formação do especialista oferecida pelo curso, o Workshop busca possibilitar um maior aprofundamento por meio do debate. Servidora pública do município, Jussandra Santos Ramos é formada em Pedagogia pela Uesb e resolveu encarar o desafio da especialização em outra área. Para ela, a missão de lidar com novas teorias é facilitada em espaços como esse. “O meu interesse é nessa área de políticas públicas, envolvendo análise e aprofundamento de questões que discutem economia, Estado e sociedade. Por não ser da área de Sociais Aplicadas, está sendo um desafio, mas também um espaço que nos abre um leque de conhecimento, capaz de nos orientar em como agir diante do que está em nosso meio”, pontuou.

O curso de Gestão Pública Municipal
Os painéis foram apresentados pelos atuais alunos da Especialização em Gestão Pública Municipal, que integram a quarta turma do curso. O curso foi inaugurado em 2009 e é aberto a todos os profissionais graduados que têm pretensão ou já lidam com a questão da gestão pública.

Coordenadora da Especialização, a professora Marisa Oliveira ressalta a importância de usar esses espaços para pensar o novo dentro da gestão pública e, sobretudo, contribuir para o desenvolvimento social. “Precisamos pensar em uma gestão construída e qualificada. Acima do teórico e das literaturas que vão referenciar cada disciplina, estar num espaço desses, onde eu dimensiono uma discussão coletiva, onde eu me posiciono e deixo aberto para a sociedade o que há de mais novo em termo de gestão, eu estou também contribuindo para o crescimento e evolução dessa sociedade”, destacou.



Assessoria de Comunicação
indique essa matéria para um amigo
Versão para impressão