22/5/2017
 Semana de Fisioterapia discute multidisciplinaridade
por Carlos Santos

A 7ª Semana Baiana de Fisioterapia realizada pelo Centro Acadêmico de Fisioterapia da Uesb, campus de Jequié, Gestão Holística, reuniu cerca de 170 participantes entre discentes, docentes, pesquisadores e convidados de outras universidades brasileiras para uma reflexão teórica e prática da Fisioterapia na área de saúde humana. Esta edição  trouxe como eixo temático a Muldisciplinaridade: a fisioterapia na humanização da saúde.

A programação do evento contou com palestras, minicursos, exposição de trabalhos científicos e comunicações orais. O ponto alto da Semana foi a atuação do fisioterapeuta interligada à várias profissões da área de saúde.

A palestra de abertura foi proferida pelo ex-discente da Uesb, atualmente professor da Universidade Federal da Bahia (Ufba), José Patrício Bispo Júnior, que traçou o cenário atual do ponto de vista epidemiológico, sanitário, demográfico e social do Brasil e fez um alerta: “Estamos vivendo um momento de transição demográfica extremamente complexo que exige multidisciplinaridade e integração das profissões para enfrentá-lo”.

Para o palestrante, o envelhecimento da população do Brasil, embora traga expectativa de vida, traz também grandes fatores de risco para o processo de adoecimento populacional. “O envelhecimento populacional é bom, mas a sociedade e o sistema de saúde precisam se preparar para o enfrentamento desse processo”, advertiu Bispo.

De acordo com a discente do 7º semestre de Fisioterapia da Uesb, Laís Dias Meneses, uma das coordenadoras do evento, “hoje, para cuidar dos pacientes, é necessário um conhecimento multidisciplinar. E esta semana traz um tema muito bom com objetivo mostrar toda essa multidisciplinaridade”.

A aluna Aline Damasceno, que também participou da organização da Semana, o tema multidisciplinaridade tem muito a ver com a grade curricular da graduação em fisioterapia. “Essa é a nossa proposta, discutir como atuar de forma integrada e multidisciplinar dentro fisioterapia, que também é um trabalho holístico”, destacou.