25/5/2017
 UESB participou de discussão sobre recursos hídricos em Jequié
por Wellington Nery

Na última terça, 23, a Uesb participou de um encontro científico-administrativo anual sobre a Alocação de Água do sistema hídrico constituído pelo reservatório da Unidade Hidro-Eletríca da Barragem da Pedra e do Rio das Contas (do reservatório até a confluência com o riacho Tupinambá). A atividade, promovida pela Agência Nacional de Águas, contou com a participação do professor Sérgio Luiz Sonoda, diretor do Departamento de Ciências e Tecnologia (DCT), conselheiro representante da Uesb no Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio de Contas (CBHRC).

Na ocasião, entre outras coisas, foram discutidas a situação dos recursos hídricos e dos usos e a alocação de água 2017-2018; além de ser definido um Marco Regulatório sobre o uso da água. Para o gerente de Operação da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf), o engenheiro Manoel Castro San Martin, o encontro foi muito importante. “É de grande importância ter pesquisadores e estudiosos nessa questão de recursos hídricos para poder melhorar a gestão e o conhecimento sobre a água dessa localidade que está cada vez mais escassa”, revelou Martin.

Já a bióloga e presidente do Comitê de Bacia do Rios da Contas na Gestão 2016-2020, Rita de Cássia Braga, fez questão de destacar o papel da Uesb no Comitê. “É de extrema importância a participação da Universidade, porque a Uesb tem que fazer essa ponte entre a sociedade e a academia na questão da pesquisa e contextualizar todo o conhecimento ao longo da Bacia do Rio das Contas”, salientou Braga.
O professor Sérgio Luiz Sonoda afirmou que desse encontro sairá um marco que delimitará os usos da água em nossa região. “Nós vimos a questão da locação de água da Barragem da Pedra no Rio de Contas, em que foram previstas algumas medidas de limitar o uso da água para os principais usuários e, a partir desse encontro, um marco que delimita esses usos, posteriormente será publicado”, informou Sonoda.

Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio de Contas

O Departamento de Ciências Biológicas (DCB), campus de Jequié, representa a Uesb no Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio de Contas (CBHRC) desde sua criação, em 2012. O Comitê é um órgão colegiado de natureza normativa, deliberativa e consultiva, integrante do Sistema Estadual de Recursos Hídricos e vinculado ao Conselho Estadual de Recursos Hídricos, e tem por finalidade promover a gestão descentralizada e participativa entre o poder público, os usuários de recursos hídricos e a sociedade civil e povos e comunidades tradicionais. Dentro do Comitê, a Uesb compõe a Comissão de Acompanhamento da Alocação de Água, vinculada à Coordenação de Marcos Regulatórios e Alocação de Água da Agência Nacional de Águas.