5/6/2017
 Foto(Grafias): projeto acompanha alunos da EJA
por Queila Chaves

Alunos do quinto semestre do curso de Pedagogia da Uesb, em parceria com o Grupo Colabor(Ação): Estudos e Pesquisas em Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas (EJA), realizaram na última quinta-feira, 1º, o Seminário “Foto(Grafias): Processos de Aprendizagem da Leitura e da Escrita de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas”.

Segundo o professor da disciplina EJA 2, Jackson Reis, a exposição fotográfica e o seminário encerram o projeto desenvolvido ao longo do semestre que acompanhou a vida de oito estudantes do Ensino Básico, compreendendo seus processos de aprendizagem em relação à leitura e à escrita em diferentes contextos educacionais, sociais, culturais.

No Módulo 4, campus de Vitória da Conquista, foram realizadas apresentações de músicas, documentário e exposição fotográfica. “Os estudantes da disciplina ficaram livre para pensar a forma de apresentar os resultados e os alunos e professores estão levando para casa um material impresso que dar possibilidade de trabalhar. É uma contribuição da Universidade, do ponto de vista da produção de materiais para o uso cotidiano na sala de aula”, comentou Reis.

Para a discente Sabrine Oliveira, foi uma satisfação participar do projeto: “Foi muito gratificante está dentro da sala de aula, conhecer a realidade de cada um deles. Foi de uma importância muito grande tanto pra nossa vida acadêmica quanto como ser humano saber que independente das dificuldades que a vida oferece, nós podemos alcançar sonhos maiores”.

Entre esses jovens, adultos e idosos, que só agora têm oportunidade de aprender a ler e escrever, está o aposentado Idalício Alves Mota, 77. “Nunca estudei. Comecei pela primeira vez em 2014. Gosto tanto que fico até meio com raiva quando não tem aula. Fico doido pra dar a noite para ir para escola”, disse o aluno da Escola Municipal Milton Santos, uma das quatro escolas municipais onde foi desenvolvido o projeto “Foto(Grafias)”.