9/6/2017
 Seminários Temáticos fazem homenagens a Paulo Freire
por Carlos Santos

Promovido pelo colegiado da graduação em Pedagogia da Uesb, campus de Jequié, aconteceu nos dias 8 e 9 de junho, mais uma ação dos Seminários Temáticos e o Simpósio de Pesquisa em Educação. As atividades abordaram o tema “Culturas, Dialogicidade e Formação do Educação: Tributo a Paulo Freire.

No foyer da Biblioteca Jorge Amado, foi montada uma ampla exposição de trabalhos científicos dos alunos da graduação. A professora Tânia Torreão, que participou da mesa de abertura dos trabalhos, destacou o envolvimento dos alunos no processo de construção dos Seminários, além disso, ela comentou sobre a abordagem das atividades: “A nossa proposta foi prestar um tributo a Paulo Freire, isso me emocionou muito, porque nós trabalhamos esse autor no curso de pedagogia há 16 anos e eu acredito que é uma forma de reconhecimento e é um importante desafio falar sobre Paulo Freire”, disse Torreão.

Os subtemas foram os mais diversos, entre eles, O que é ciência?; Composição da Pedagogia: diálogos com a filosofia e as ciências; Paulo Freire: vida e obra por uma educação transformadora; e o Estágio e suas perspectivas de formação e pesquisa. Diego Santos Brito, do 7° semestre de Pedagogia, que avaliou positivamente o evento, por exemplo, apresentou um trabalho sobre o livro didático em sala de aula.

Para Jamile Barreto, também acadêmica do 7º semestre de Pedagogia, “é uma boa ideia reunir todos os semestres para fazer os seminários, com essa concretização exposta para que todas as salas possam observar o trabalho dos colegas.

Nesta sexta, 9, às 19 horas, complementando o evento, haverá, no Auditório Waly Salomão, o lançamento do livro do Curso de Especialização em Gestão Educacional – Turma 2014.