17/7/2017
 Curso de Jornalismo inicia semestre com Aula Magna
por Emanuela Lisboa

Para iniciar o semestre letivo 2017.1 e recepcionar os novos estudantes, o curso de Comunicação Social com habilitação em Jornalismo, realizou na manhã desta segunda, 17, uma Aula Magna com a participação da pró-reitora de Graduação, professora Talamira Taita Rodrigues Brito. A atividade aconteceu no auditório do Centro de Aperfeiçoamento Profissional (CAP), campus de Vitória da Conquista. A Aula faz parte da agenda de ações que serão promovidas com os discentes ao longo da semana.

O coordenador do Colegiado, professor Rubens Sampaio, falou sobre a proposta de Semana de Integração. “A gente quer dar uma boa recepção para esses novos estudantes, apresentar a Instituição, dizer o que a Instituição tem, quais as possibilidades que eles têm aqui. Queremos também aproveitar pra fazer uma integração entre esses estudantes e os veteranos, e também com os professores, técnicos e servidores da Uesb. Então, é de fundamental importância esse momento porque essa boa recepção facilita e quebra aquele gelo inicial e cria um ambiente acadêmico onde eles já possam perceber que agora é uma nova fase da vida deles dentro de uma Instituição do porte da Uesb”.

Também está programada uma mesa-redonda sobre mídia, políticas públicas e sustentabilidade em saúde, educação e segurança. “A gente considera interessante que o estudante de Jornalismo tenha uma visão equilibrada, sustentável, das políticas públicas, até mesmo porque ele é um agente de transformação. Faz parte do papel social do jornalista prestar um serviço adequado e informação adequada à sociedade”, salientou Sampaio.

Segundo a professora Talamira, esses momentos promovidos pelos cursos de graduação são importantes e explicou o tema da Aula Magna: “Vou discutir um pouco da importância da universidade pública, da importância dessa vaga pública que cada estudante assume para si ao fazer vestibular ou o Sistema Unificado: se submeter, ser selecionado e estar aqui conosco. Qual a implicância disso com a produção do sentido de universidade, de universidade para todos, de constituição de um pensamento crítico, democrático, do sentido de constituição de resistência ao contexto social que estamos vivendo”.

Na oportunidade, a pró-reitora mencionou a campanha da Uesb de conscientização acerca do trote. “Essa semana, que o curso está chamando de recepção dos calouros, é uma semana que é muito bem-vinda pra todos nós. Estamos fazendo uma campanha que trote não é brincadeira, não é recepção. Isso aqui é recepção, é uma boas-vindas aos novos alunos”, ressaltou.

Outros cursos da Universidade também promoverão atividades como oficinas, palestras, espetáculos, visitas técnicas  para receber os novos discentes. Para obter mais informações sobre as ações do curso de Comunicação, entre em contato com o Colegiado pelo telefone (77) 3425-9365 ou clique aqui.