17/7/2017
 Prae executa Projeto de Tutoria de Disciplinas na UESB
por Wellington Nery

O Programa de Assistência Estudantil (Prae) da Uesb tem como missão propor, desenvolver e apoiar ações voltadas a promover a integração e assistência social aos discentes da graduação da Universidade, com vistas a contribuir com a formação acadêmica estudantil e atender as áreas e prioridades estratégicas, em articulação com as demais estruturas universitárias. Nesse sentido, em 2017, o Prae passou a executar nos três campi da Universidade o Projeto de Tutoria de Disciplinas, que oferece aos discentes, habilitados ao Programa, um suporte para diminuir dúvidas e auxiliar no aprendizado dos conteúdos ministrados nas disciplinas cursadas.

Atualmente, a Subgerência de Assistência e Assuntos Estudantis, no campus de Jequié, oferta tutorias em 20 disciplinas de diversas áreas. O Projeto de Tutoria de Disciplinas não beneficia apenas os discentes habilitados, visto que oportuniza a outros discentes da Instituição, mediante edital específico, serem os tutores de seus colegas.

Segundo a subgerente de Assistência e Assuntos Estudantis do campus de Jequié, Isabel Oliveira, a criação e execução do Projeto de Tutoria de Disciplinas atende à demanda de discentes, habilitados no Prae, que procuram o setor para solicitar reforço nos assuntos em que apresentam dificuldades. Para a acadêmica do 8º semestre do Curso de Licenciatura em Química, Nariele Barreto Pereira, ser assistida pelo novo Projeto ofertado pelo Prae tem sido muito positivo. “Fui assistida pelas tutorias das disciplinas de Cálculo 1 e Química Orgânica 1. Vejo que é de grande importância a disponibilização dessas tutorias, pois, assim, temos um reforço a mais além das aulas, em se tratando de disciplinas com um grau de dificuldade maior”, assegura Pereira.

Jônatas Andrade Freitas, acadêmico do 6º semestre do curso de Licenciatura em Matemática e tutor das disciplinas Álgebra 1 e 2 e Cálculo 1 do Programa, afirma que a iniciativa do Prae é gratificante. “Esse trabalho tem sua importância, tanto na minha formação, quanto para os alunos que eu dou aula. É importante para mim, porque é mais uma experiência desenvolvida na Uesb que acrescenta na minha formação e importante para os alunos o qual eu presto o reforço, porque eles têm mais uma possibilidade de esclarecimento”, afirma o Freitas.

A pedagoga do Prae, Nauseli de Souza Almeida, informa que a implantação do projeto aconteceu já na 2ª unidade do semestre letivo de 2016.2 e já obteve os primeiros resultados positivos. “Alunos que foram reprovados por diversas vezes, numa única disciplina, conseguiram a sua aprovação com êxito na mesma. Acreditamos que isso se deva ao fato das tutorias terem como grande diferencial o atendimento individualizado do tutor ao discente, e principalmente, o desenvolvimento de um trabalho voltado para as necessidades de aprendizagem de cada um”, pontua Almeida.

Ainda conforme a pedagoga apesar das tutorias estarem a pouco tempo acontecendo, percebe-se uma procura constante dos alunos habilitados ao Prae para participarem das tutorias. “Vale ressaltar que, um mesmo aluno pode fazer quantas tutorias de disciplinas quiserem, pois isso depende da sua necessidade acadêmica e vontade. Esperamos com grande entusiasmo que até o fim deste ano tenhamos resultados ainda mais satisfatórios com realização deste Projeto”, afirma Nauseli de Souza Almeida.