17/7/2017
 Recepção Unificada abre Semana da Integração, em Jequié
por Wellington Nery

De 17 e 21 de julho, os campi da Uesb em Vitória da Conquista e Jequié realizam a Semana da Integração com o objetivo de recepcionar os novos alunos da Universidade. A semana conta com uma programação diversificada com oficinas, palestras, espetáculos, visitas técnicas e encontros, que buscam apresentar o universo acadêmico para os estudantes novatos da Instituição, bem como integrá-los aos demais alunos.

Em Jequié, as atividades da Semana de Integração tiveram inicio na manhã desta segunda-feira, 17 de julho, com uma Recepção Coletiva no Auditório Waly Salomão, onde alunos representantes do Diretório Central dos Estudantes e dos diversos Centros Acadêmicos receberam seus novos colegas e trouxeram através de palestras e rodas de diálogos informações relativas ao universo acadêmico e administrativo da Uesb.

Para a subgerente do Programa de Assistência Estudantil (Prae), Isabel Oliveira, esse é um momento muito importante para a Universidade. “É muito importante essas ações para apresentar nossa Universidade, bem como, proporcionar uma interação salutar entre os alunos mais antigos e os novatos.  A subgerência trabalha com o Programa de Assistência que oferece aos discentes das graduações, ações diversas para garantir a permanência e conclusão do curso dos estudantes da Uesb”, salienta Oliveira.

Os novos acadêmicos aprovam a iniciativa da Universidade. Assim, diz Pedro Luiz Queiroz de Oliveira, de 18 anos, que acaba de ingressar no Curso de Licenciatura em Letras: “Estou gostando bastante da integração feita para os calouros, porque eles estão trazendo muitas informações para a gente, que vão ser muito importantes no futuro na Universidade”. Ariana Ramos dos Santos, 19 anos, chega para o Curso de Licenciatura em Dança e chama a atenção para a diversificação da Semana de Integração. “Pelo que eu vi a Semana está sendo bem diversificada, dinâmica e vai promover a integração”, diz Santos. Paulo Kelvin Santos Matos, 21 anos, recém chegado ao Curso de Licenciatura em Teatro, também achou interessante a iniciativa da Uesb. “É interessante porque nos ajuda a entender melhor todo o processo que acontece dentro da Universidade”, entende Matos.

Já Lorena Sthefany Andrade Gonçalves, de 18 anos, caloura do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas disse ser interessante a Semana de Integração. “Achei interessante pelo fato de que a gente ainda não conhece tudo e poder ter alguém nos instruindo sobre como a instituição trabalha. Isso é muito importante para ter uma base e seguir daqui para frente”, relata Gonçalves. Kelvin Reis da Silva, 20 anos, que ora ingressa no curso de Licenciatura em Educação Física, ver a iniciativa positivamente. “É muito boa, porque nós que estamos chegando agora não temos um conhecimento do que é a Universidade e com essa Semana estamos sabendo muito sobre a parte administrativa e tudo o que “rola” aqui dentro”, conclui Silva.

Confira aqui a programação detalhada da Semana de Integração no campus de Jequié e participe.