20/7/2017
 Curso para operador de máquinas agrícolas inicia suas atividades
por Gisele Almeida

Para inaugurar o curso de capacitação “Qualificação para Operador de Máquinas Agrícolas”, a Assessoria de Gestão de Pessoas (AGP) e a Coordenação de Capacitação, em parceria com a Diretoria do Campo Agropecuário (Dicap), promoveram, na manhã dessa quinta-feira (20), uma aula teórica ministrada pelo professor do Departamento de Engenharia Agrícola e dos Solos (Deas), Doalcey Rocha Chagas. A atividade aconteceu no módulo de Pós-Graduação de Engenharia, campus de Vitória da Conquista, e se estenderá até o dia 17 de agosto.

O professor Doalcey Rocha falou sobre a relevância do curso para a Universidade e para a comunidade externa:  “A importância está em contemplar o tripé da Universidade, que se fundamenta no Ensino, na Pesquisa e na Extensão. Então, aqui, as pessoas têm a oportunidade de trabalhar com duas partes desse tripé, que é a parte de Ensino e a parte de Extensão. Ao multiplicarmos essas informações e essas atualizações que o mundo do trabalho pede em relação às máquinas agrícolas, estamos dando a oportunidade dessas pessoas desenvolverem o seu trabalho de forma mais segura, de forma mais precisa, atendendo toda a necessidade da Uesb, como também da comunidade que precisa dessa qualificação para poder desempenhar bem o seu trabalho". Ainda conforme o professor, a região Sudoeste tem uma carência desses cursos de qualificação. Então, quando a Universidade promove essas atividades, ela fortalece essa proximidade com a comunidade externa.

Os principais conteúdos a serem oferecidos pelo curso são: noções de segurança no manejo de máquinas agrícolas, mecânica e manutenção de tratores e implementos agrícolas e toda a parte de operacionalização das máquinas, ou seja, os participantes vão aprender como operar o trator sozinho, o trator com o implemento e como fazer a regulação de ambos.

De acordo com o participante do curso, Marlon Assis Lopes, essa qualificação é primordial para quem já atua na área ou deseja obter conhecimento para uma necessidade futura, principalmente, no que diz respeito à segurança nesse tipo de atividade. “A gente precisa ter certo cuidado com essas máquinas, pois elas geram riscos. A minha expectativa com o curso é ter maior segurança. Na fazenda de um parente meu já houve dois acidentes com tratores, inclusive, um funcionário veio a óbito. Então, espero que com esse curso essa realidade melhore”, destacou Lopes.

O curso conta com uma carga-horária de 40 horas e as aulas são realizadas das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30. Outras informações podem ser obtidas com a Coordenação de Capacitação por meio do telefone (77) 3424-8619 ou pelo e-mail capacitacao@uesb.edu.br.