21/7/2017
 Conheça as principais funções da Secretaria de Cursos
por Caleb Lima

Entre os inúmeros setores da Uesb, a Secretaria Geral de Cursos (SGC) apresenta-se como um dos lugares mais procurados e visitados durante a vida acadêmica do estudante. Criada ainda quando a Universidade se chamava Faculdade de Formação de Professores, a SGC é subordinada, diretamente, à Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), e composta por uma direção geral, no campus de Vitória da Conquista, e por duas subgerências setoriais, instaladas nos campi de Jequié e Itapetinga, cujas atividades também estão vinculadas às Pró-Reitorias de Pós-Graduação (PPG) e de Extensão e Assuntos Comunitários (Proex).

Uma das principais funções do órgão é o ingresso e o acompanhamento do discente, com a realização de registros acadêmicos de rotinas da Universidade. Para o diretor geral de cursos, Daniel Cardoso Alves, a SGC é de fundamental importância para o controle e registro das atividades acadêmicas dos estudantes. “Em síntese, tem como objetivo principal permitir tecnicamente que o aluno, ao ingressar na Instituição, tenha a execução fiel dos seus registros acadêmicos permitindo o seu ingresso em conformidade com as normas regimentais e resoluções da Uesb”, afirmou Alves.

Os serviços oferecidos são múltiplos, desde a parte interna e administrativa, até a de expediente externo e diário a professores, alunos, colegiados e departamentos. Alguns serviços são voltados diretamente ao interesse do discente, como a expedição de documentos que atestam matrícula, vínculo ou informam a vida acadêmica dos alunos dos cursos de graduação e de pós- graduação da Uesb, como históricos, atestados, declarações, certidões, entre outros; acompanhamento e fornecimento de informações aos interessados sobre a tramitação de documentos e processos; arquivamento, organização atualização e controle da saída e entrada de documentos e processos de discentes no setor; fornecimento de cópias de documentos e processos arquivados, quando devidamente solicitado ao setor.

Visando a otimização dos serviços e uma maior comodidade, evitando o deslocamento até ao campus para solicitar serviços simples ou acesso a informações e orientações, foi criado o site do setor. De fácil consulta, a página online da Secretaria possui cinco tópicos, divididos em, apresentação, estrutura, serviços, editais e fale conosco, que ao serem clicados, direcionarão a busca do aluno. Com o surgimento do site, a maioria dos serviços são disponibilizados de forma online. Apenas uma parcela pequena de serviços é, exclusivamente, resolvida presencialmente.

Para os novos estudantes, Daniel Alves reafirma o compromisso e o empenho do órgão na realização das suas atividades. “A SGC, como órgão essencial do fazer acadêmico, continuará empenhada na observância aos direitos e deveres normativos do corpo discente, por meio de um acompanhamento técnico da integralização curricular discente em consonância com o que estabelecem o regimento institucional e os projetos pedagógicos dos diversos cursos de graduação. Portanto, não cessará em orientar, acompanhar e executar as demandas necessárias a fim de contribuir para com o anseio institucional maior: formar profissionais-cidadãos”, finalizou Alves.