25/7/2017
 Coordenação de Cultura promove curso de Música
por Gisele Almeida

Ensinar música partindo da prática para a teoria. Esse é a proposta do curso de Teoria e Percepção Musical, que teve sua aula inaugural na manhã desta terça-feira, 25, no campus de Vitória da Conquista. As aulas acontecem todas as terças-feiras e contemplam duas turmas: Teoria e Percepção Musical 1, às 8 horas, e Teoria e Percepção Musical 3, às 10 horas.

De acordo com a professora do curso, Cláudia Cavalcante, as aulas já aconteciam antes do seu ingresso na Universidade, em 1998. Porém, só nos últimos três anos, que as atividades alcançaram regularidade. “Lá no comecinho, o curso fazia parte do projeto ‘Musicalizar é preciso’, e era só o pessoal do Coral da Uesb que participativa. Agora, está acontecendo o contrário, pessoas de fora se interessam pelo curso, o gosto pela música é despertado e, só então, elas procuram o Coral”, completa a professora de música.

Claudia Cavalcante também comentou sobre a proposta do curso, que busca o aprendizado focado na percepção musical por meio da prática e, a partir disso, a absorção da teoria. “A importância dessa proposta está na maior internalização do conteúdo. A gente está acompanhando alunos que, em três meses de vivência na Teoria e Percepção Musical, já estão compondo, estão com um ouvido e percepção diferenciados e entendendo o que estão fazendo”, explica a professora.

Para a estudante de Engenharia Ambiental do Instituto Federal da Bahia (Ifba), Ana Clara, o curso superou as expectativas, principalmente no que diz respeito ao método utilizado pela professora. “Por conta do meu grande gosto e interesse pela música, eu já tentei fazer esse curso em outros locais, só que era muito teórico e chato. Mas, quando eu entrei aqui e a professora já começou a aula de um jeito diferente, me interessei ainda mais em aprender. Acho que o gosto pela música me trouxe até aqui e o método me fará continuar”, afirma a estudante.

Durante as aulas de Percepção Musical 1, os alunos poderão aprender desde notação musical até intervalos musicais e já começam a fazer pequenas composições e pequenas leituras de trechos rítmicos e melódicos. O curso ainda está aberto para receber novos participantes até as próximas três aulas. Após esse período, o aprendizado poderá ficar comprometido. Os interessados em participar das aulas deverão se inscrever na sala da Coordenação de Cultura, localizado no módulo da Biblioteca, campus de Vitória da Conquista, onde estão acontecendo as atividades.