assessoria de
  comunicação

26/7/2017
 Audiência Pública para a Educação Ambiental em Jequié
por Carlos Santos


Aconteceu hoje, 26, na Uesb, em Jequié, uma Audiência Pública sobre Educação Ambiental com o objetivo de envolver segmentos da sociedade, ampliar discussões e elaborar propostas de Educação Ambiental para os ensinos fundamental, médio e superior. A palestrante foi Claudia Coelho Santos, professora da Uesb e representante da Rupea, que abordou o tema “As Políticas Públicas da Educação Ambiental”.

“Com essa audiência pública aqui na Uesb a gente aproxima a sociedade e desperta a importância do sujeito que tem voz e participação no campo das políticas públicas sobre o meio ambiente, especialmente no que diz respeito à construção de propostas para as políticas públicas”, salientou a professora. Após a palestra de abertura, os grupos de trabalho intitulados “Avaliação e Revisão sobre o Programa Nacional de Educação Ambiental – ProNEA” discutiram diretrizes, missão, objetivos, princípios e linhas de ação do ProNEA. Os educadores ambientais no Brasil estão integrados em redes. Ao todo, são mais de 40, articuladas pela Rede Brasileira de Educadores Ambientais (Rebea).

Os subtemas abordados e discutidos nos grupos de trabalho foram: transversalidade e interdisciplinaridade; descentralização espacial e institucional; sustentabilidade socioambiental; democracia e participação social; aperfeiçoamento e fortalecimento dos sistemas de ensino, e meio ambiente.

A bióloga e pesquisadora de mapeamento socioambiental da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema), Marina dos Santos Farao, disse que a audiência pública é muito importante porque traz discussões relevantes do meio ambiente que envolve todos da sociedade, tanto em nível mundial quanto local. “Essa iniciativa é boa porque a comunidade acaba interferindo nas políticas públicas e mostra quais as necessidades que a comunidade necessita. É uma democracia participativa”, frisou.

A Uesb é integrante da Rede Universitária de Programas de Educação Ambiental para Sociedade Sustentáveis (Rupea). Participaram da Audiência Pública professores da rede municipal, gestores ambientais e especialistas em políticas públicas para o meio ambiente. De acordo a professora Claudia Coelho, os resultados serão postados em um site do Governo Federal, onde estarão todas as contribuições de educadores ambientais do Brasil.

O discente do quinto semestre da graduação em Ciências Biológicas da Universidade, Iulle Pacheco, disse que o evento é pertinente com a temática da educação ambiental e traz a comunidade para participar das discussões. “Nossa preocupação é incluir a educação ambiental nas políticas públicas e nas escolas”, destacou Pacheco.



Assessoria de Comunicação
indique essa matéria para um amigo
Versão para impressão