27/7/2017
 Conheça os serviços do Sistema de Bibliotecas da Uesb
por Valcelene Amorim

A leitura é imprescindível para a construção do conhecimento, formação profissional e, consequentemente, transformação social de um país. Nesse sentindo, a Uesb dispõe, desde 1999, do Sistema de Bibliotecas, formado pelas Bibliotecas dos três campi (Itapetinga, Jequié e Vitória da Conquista). As Bibliotecas possuem um acervo composto por livros, periódicos, e-books, bases de dados, mídias, além de trabalhos de conclusão de curso (monografias, dissertações e teses), entre outros.

Com o objetivo de melhorar o funcionamento da gestão de informação, tornando-o mais célere e eficiente, bem como, proporcionar a ampliação do alcance do conhecimento aos usuários, as Bibliotecas contam com o sistema Pergamum Web, por meio do qual o usuário tem a possibilidade de encontrar a obra de seu interesse por autor, título, assunto e termos livres.  Alunos, professores e servidores podem ainda fazer a solicitação de reservas de livros e de empréstimos. Para isso, é necessário cadastro por meio do preenchimento do formulário de inscrição, além de xérox do comprovante de matrícula e de um documento oficial com foto.

Mais um serviço oferecido pelas Bibliotecas é a ficha catalográfica, exigida para os trabalhos de pós-graduação (dissertação e tese) e opcional para os Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC), que é elaborada, exclusivamente, pelos bibliotecários da Uesb. Outro serviço é a Declaração de Nada Consta, termo solicitado pelos Colegiados para a colação de grau dos graduandos e pós-graduandos, no qual é informado que o usuário não tem pendências na Biblioteca. Estes, entre outros serviços, estão disponíveis tanto no balcão de atendimento como pelo site do Sistema de Bibliotecas, acessado pelo endereço eletrônico www2.uesb.br/biblioteca.

Biblioteca Virtual

No site do Sistema de Bibliotecas da Uesb, o usuário tem acesso às bases de dados da Ebrary E-books e Pearson Books com milhares de livros digitais produzidos por autores de 78 países. São mais de 500 mil livros digitais sobre temas das múltiplas áreas do conhecimento.

Apesar de 70% das publicações serem em língua inglesa o site oferece a função de tradução e download simultaneamente. O usuário também tem a opção de fazer anotações nos e-books, criar a sua biblioteca pessoal, entre outras opções disponíveis. Por se tratar de uma assinatura, o acesso às publicações é restrito aos usuários cadastrados. Esse cadastro precisa ser realizado, necessariamente, em um dos computadores da Universidade, também localizados nas Bibliotecas. Só depois, o usuário terá acesso ao conteúdo digital fora das dependências da Uesb.

Além disso, na Biblioteca Virtual, está acessível aos usuários o link para a Biblioteca Digital de Dissertações e Teses (BDTD) e outros sites e bases de dados de textos científicos para pesquisas técnicas e acadêmicas, artigos de periódicos e revistas eletrônicas produzidas pela Uesb.

Serviços personalizados

Aos usuários da Biblioteca Regina Célia Ferreira Silva (Bircefs), localizada no campus Juvino Oliveira, em Itapetinga, ainda há o Serviço de Orientação de Trabalho Técnico e Acadêmico para a elaboração de monografias e dissertações, resumos (fichamento, indicativo, analítico e resenha critica), projeto de pesquisa, edital, relatórios de projetos, artigos científicos, de revisão de literatura, dissertação, tese, TCC, currículos Lattes e profissional, memorial descritivo, portfólio, uso de redes sociais e de base de dados, dentre outros.

Para utilizar tal serviço é necessário apenas um prévio agendamento, no período de segunda a sexta, de 9 às 12 horas e das 15 às 18 horas, que pode ser realizado pessoalmente na Bircefs ou por meio do telefone (77)3261-8607.

Outras informações podem ser obtidas por meio do telefone (73) 3528-9636, em Jequié, e (77) 3424-8636, em Vitória da Conquista.