9/8/2017
 Workshop sobre biomateriais aconteceu em Jequié
por Carlos Santos

Promovido pelo Núcleo Interdisciplinar no Tratamento de Feridas da Uesb, campus de Jequié, aconteceu nos dias 4 e 5 de agosto, no Laboratório de Enfermagem, o 1º Workshop de Biometariais e Aplicabilidade Clínica do Sudoeste da Bahia. O evento reuniu discentes, docentes, médicos, dentistas, e enfermeiros, de várias universidades para aquisição de novos conhecimentos técnicos e científicos.

A primeira demonstração teórica e prática foi proferida pelo professor Fabrício Vieira, da Universidade Severino Sombra, do Rio de Janeiro, que abordou as Aplicações Clínicas dos Biomateriais de Fibrina, e explicou como trabalhar com biomateriais aos participantes. De acordo Vieira, biomateriais “são todos os materiais que podem ser utilizados para substituir ou induzir para a formação de um novo tecido, tais como o osso ou o sangue do próprio paciente”.

A professora da Uesb, Roberta Azoubel, coordenadora do Núcleo Interdisciplinar no Tratamento de Feridas, que faz atendimento na Clínica-Escola de Fisioterapia, em Jequié, enfatizou que este Workshop é pioneiro para os profissionais do município e região circunvizinha. Nesse sentido, o professor da Uesb e coordenador do Workshop, Rone Pereira Cabral, afirmou que o evento trouxe o que existe de mais moderno e atual no tratamento de lesões e feridas. “O que vimos aqui são técnicas e mecanismos importantes para serem aplicados nos casos de atendimento, tais como a fibrina leucoplaquetária autóloga”, destacou.

Os temas abordados foram os mais atuais e indicados para o tratamento de lesões e curativos de feridas, como por exemplo, “Curativos Avançados de Baixo Custo a Base de Hidrogéis com Nanoprata” e “Estrutura Morfológica e Potencial Angiogênico da Fibrina Leucoplaquetária Autóloga”, entre outros subtópicos. “Diante da capacidade que a gente tem de regenerar o tecido humano, considero de extrema relevância o tema deste 1º Workshop e parabenizo os organizadores pelos nível dos professores/palestrantes no evento”, comentou a professora da Uesb, Clécia Rocha Miranda, do Departamento de Saúde 2.

A discente do quarto ano de Medicina da Uesb, Ana Margarethe dos Santos destacou a importância do Workshop. “O evento foi muito importante, porque trouxe novidades, técnicas e inovação para a comunidade, quando os palestrantes aprofundaram tópicos de reavaliação e informações atuais na área de Dermatologia”, ressaltou.