10/8/2017
 2º Encontro de Estudos de Futebol é realizado em Jequié
por Carlos Santos

Foi promovido nessa quarta, 9, pelo Grupo de Estudos de Futebol da Uesb, na sala 1 do Ginásio de Esportes do campus de Jequié, o 2º Encontro de Estudos de Futebol, coordenado pelo professor César Pimentel. Os convidados foram dois renomados profissionais do esporte: Emerson Paim e Paulo Sales, ambos são preparadores físicos. O tema abordado para os estudantes de Educação Física foi “As bases técnicas, táticas e fisiológicas da campanha no acesso à primeira divisão do campeonato baiano 2018”.

De acordo com o professor Pimentel, o grupo de estudos tem como missão promover um espaço de estudos e discussões sobre a teoria e a prática de futebol, tanto para alunos da Universidade quanto para interessados nesse esporte. Paim é ex-aluno da Uesb e diretor de escola pública. Sales é diretor de escolinha de futebol e atual técnico da Associação Desportista de Jequié, o tradicional ADJ. Os dois trabalham juntos e comemoram a boa fase do time, que foi campeão da segunda divisão do campeonato baiano de 2017, e está na primeira divisão de 2018. “São excelentes preparadores físicos do ADJ e vão conversar com a gente sobre suas experiências na preparação física de atletas”, disse Pimentel sobre os convidados.

Para Emerson Paim, esses encontros são de grande valia para uma reconstrução do caráter do futebol. “Na universidade, a gente vê muita teoria, na prática profissional deparamos com realidades muito diferentes. É muito bom voltar à Uesb e falar de minha trajetória, motivar os alunos e enfrentar desafios. Sou o primeiro aluno da Uesb a ser um campeão baiano no futebol”, lembrou Paim, que destacou o planejamento de trabalho como prioridade na preparação de esportes.

Sales agradeceu ao professor Pimentel pelo convite, elogiou a iniciativa do grupo de estudos e apresentou a sua trajetória como professor e treinador de equipes de futebol. “Com técnicas adequadas, planejamento e estratégias no momento certo, a gente tenta fazer um trabalho profissional que nos dá bons resultados, inclusive tornar times campeões e chegar à primeira divisão”, destacou o treinador jequieense.

João Vitor Dourado, do oitavo semestre da graduação em Educação Física, foi o primeiro a chegar ao encontro. “Já participei da escolinha de futebol da Uesb, me identifico com o futebol. Vim buscar mais conhecimentos práticos para minha carreira profissional, meu futuro está em jogo”, disse.

Paim e Sales se preparam para levar o ADJ ao sucesso no campeonato baiano em 2018.