assessoria de
  comunicação

16/8/2017
 Geilc: nova atividade em comemoração aos seus 15 anos
por Emanuela Lisboa


O Grupo de Estudos de Ideologia e Luta de Classes (Geilc/CNPQ) dá continuidade às ações de comemoração aos seus 15 anos de existência com a realização de mais uma atividade: o minicurso "Marx, Engels e a Ideologia Alemã", que teve início nesta quarta, 16, e segue nos dias 17 e 23 de agosto, no Museu Pedagógico - Casa Padre Palmeira, localizado na Praça Sá Barreto, S/N, bairro Petrópolis, em Vitória da Conquista.

De acordo com o coordenador do Geilc, professor Rubens Mascarenhas (foto 1), as atividades propostas são multidisciplinares. “Hoje a gente está trabalhando com Filosofia e Política. Temos um minicurso que vai abordar histórica e filosoficamente a obra ‘A Ideologia Alemã’, de Karl Marx e Friedrich Engels. Esse evento, além de comemorar os 15 anos do Geilc, é parte constitutiva do projeto de pesquisa que foi aprovado e está em execução no Grupo: ‘Uma história crítica da ciência: da Idade da Pedra à nanotecnologia’. Nós temos esse projeto e também um projeto de extensão homônimo que foi aprovado”, explica Mascarenhas. O professor também mencionou o interesse das pessoas nas ações do Geilc. “É um momento grato que a gente tem ao Grupo e a essa receptividade que está tendo da comunidade, não só a acadêmica”, conclui o coordenador.

O minicurso, que tem participantes de diferentes áreas do conhecimento, é conduzido por Alexandre de Jesus Santos (foto 2) e Mailton Rocha (à esquerda - foto 1), membros do Geilc. “A proposta é tentar resgatar um pouco da ideologia alemã, o significado da obra e mostrar que, apesar de ter sido escrita há mais 150 anos, é absolutamente atual, uma vez que ela trabalha várias determinações que ainda estão presentes na sociedade contemporânea. Então, a ideia do minicurso é apresentar essas formulações que Marx e Engels fizeram lá por volta da década de 40 do século 19, trazer os postulados teóricos, metodológicos, e mostrar a teoria da história que eles desenvolvem a partir da ideologia alemã”, ressalta Alexandre.

Ainda segundo o palestrante, será feita uma explanação da obra e do contexto que a envolve. “Vamos fazer uma apresentação geral porque foi uma obra de Marx e de Engels que não foi publicada em vida por eles, é uma obra póstuma. Então, a gente vai contar um pouco da história do encontro dos manuscritos, como eles foram encontrados, da publicação e de toda a polêmica que gerou posteriori à publicação”, destaca Santos.

Para obter mais informações sobre as atividades do Geilc, entre em contato pelo telefone (77) 3421-3894.

 



Assessoria de Comunicação
indique essa matéria para um amigo
Versão para impressão